Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Agroindústrias de Áurea recebem certificados do PEAF

Publicado 1/10/2020 às 03:46
Agroindústria Petzhold recebe o certificado de Magali Salame | Fotos: Terezinha-Vilk/Emater-RS/Ascar

Agroindústria Petzhold recebe o certificado de Magali Salame  |  Fotos: Terezinha-Vilk/Emater-RS/Ascar

Muitos produtores rurais do Alto Uruguai têm buscado as atividades voltadas à agroindústria para agregar renda aos produtos e, assim, ter uma alternativa para se manter no campo com mais qualidade de vida. Neste sentido, mais um grupo está recebendo o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), “Sabor Gaúcho”. Na última quarta-feira, 29, duas agroindústrias do município de Áurea comemoraram o reconhecimento: Petzhold, voltada à produção de queijo e bebidas lácteas, e Ionczik, que atua com produtos minimamente processados, como mandioca descascada, milho, espaguete de cenoura, entre outros itens.

Agroindustria Ionczik

Agroindústria Ionczik também conquisto o certificado

O programa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) é executado pela Emater/RS-Ascar. E a entrega aconteceu no Escritório Municipal de Áurea, com a presença do gerente regional da Emater de Erechim, Gilberto Tonello; do engenheiro agrônomo e extensionista rural, Carlos Alberto Angonese; da coordenadora regional de Agricultura em Erechim (SEAPDR), Magali Angelina Salame; e dos extensionistas rurais Dibartolomei Zorzanello e Ligia Wencelewski.

Na ocasião, Tonello parabenizou os produtores e lembrou que há o incentivo do governo do Estado e da assistência técnica prestada pela Emater/RS-Ascar na elaboração dos projetos e organização das agroindústrias. A coordenadora regional da Agricultura, Magali Salame, reafirmou a importância desta política pública como forma de agregar valor ao produto e manter as famílias e os jovens no campo.

Jonas Ionczik e Ademir Petzhold, proprietários das agroindústrias que receberam os certificados, agradeceram a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura, lembrando que para superar as dificuldades surgidas ao longo dos anos de atividade, passaram por qualificações e cursos em busca do desafio de atender à legislação. A produção das duas agroindústrias é comercializada em Erechim.

PEAF da região do Alto Uruguai
A região do Alto Uruguai tem 139 agroindústrias inclusas no PEAF. No momento, outras estão em processo de formalização. Com previsão de mais sete adesões até o final do ano, o número passará para 146 agroindústrias. De acordo com o engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Alberto Angonese, houve um incremento de 12,3% em relação ao ano passado: “Nossa tradição no beneficiamento artesanal e a busca por agregar valor às matérias-primas são as justificativas para o crescimento da atividade”.

 

MAIS LIDAS