Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Aprovada moção do vereador Anacleto Zanella em apoio à reposição salarial dos trabalhadores da rede estadual de educação

Publicado 15/06/2021 às 02:44

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na segunda-feira (14), os parlamentares aprovaram a moção de autoria do vereador Anacleto Zanella (PT), em apoio à reivindicação dos trabalhadores da rede estadual de educação por reposição das perdas inflacionárias de seus salários. Após a aprovação no plenário, o documento foi encaminhado ao governo do Rio Grande do Sul e à Assembleia Legislativa do estado.

Conforme detalha Anacleto, são muitos os motivos que fazem os profissionais em questão pleitearem esta reposição, como o congelamento dos salários desde 2014, o recente parcelamento e atraso dos vencimentos e a não concessão da inflação, cujo acúmulo entre novembro de 2014 e 2021 chega a 44,18%*. “Não conceder a inflação fere a previsão constitucional de irredutibilidade salarial, pois negar este repasse possui o mesmo efeito prático da redução”, critica, frisando que, no mesmo período citado, o preço da cesta básica aumentou 86%**.

A pandemia de covid-19 também impactou fortemente estes servidores, que têm trabalhado de forma presencial e remota, utilizando equipamentos pessoais, além de internet e energia elétrica próprias, para que os estudantes não fiquem desassistidos. “Salientamos que a educação não pode ser considerada essencial apenas para forçar a abertura de escolas em meio à mais grave pandemia em mais de 100 anos. Se a categoria realiza uma atividade essencial, sua valorização salarial e profissional devem ser prioridades para o Rio Grande do Sul”, completa Anacleto.

*Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

** Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

MAIS LIDAS