Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Comitiva Erechinense participa da Geração da Chama Crioula Estadual 2022

Publicado 12/08/2022 às 12:51

A comitiva da Chama Crioula Estadual 2022, da 19ª Região Tradicionalista, composta por 17 cavaleiros, entre eles, três mulheres e ainda cinco pessoas na equipe de apoio está participando nesta sexta-feira (12), do ato de Geração da Chama Crioula Estadual aos pés da Nossa Senhora da Conceição em Ganguçu.

Neste sábado (13), vai acontecer a distribuição da centelha da Chama Crioula que vai iniciar o percurso de retorno por 585Km, com chegada ao município de Erebango, no dia 26 de agosto. No dia 10 de setembro, o grupamento da 19ª RT conduzirá a Chama até o Cemitério do Combate, que em 2023 completa 100 anos do confronto revolucionário entre Chimangos e Maragatos. Neste dia, também acontecerá a chegada da Chama Itinerante, gerada no dia 2 de maio no Hospital Santa Terezinha, em homenagem aos profissionais da saúde que percorreu a região. Neste dia também será gerada a Chama do Combate, em homenagem ao centenário do confronto de 1923. As três chamas vão originar a Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas 2022, que em Erechim terão início no dia 11 de setembro, junto ao lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas, na Rua Josefina Dalla Rosa, S/N no bairro Boa Vista.

Conforme a presidente do Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA), Tatiana Santin que também faz parte do pelotão, a   Chama Crioula é um marco importante dos Festejos que marcam o 20 de setembro. “Mais do que o início das nossas festividades, o fogo é o símbolo de coragem e da união dos nossos povos, além do amor pela nossa cultura e nossa terra”, explica.

O grupamento é liderado pela Diretora de Cavalgadas da 19RT, Jaci Salete Pinto Ribeiro. Acompanham as solenidades o coordenador regional, Aldair Menosso e o vice-coordenador, Ricardo Valmorbida, bem como os Conselheiros do MTG, Vaneres Rigo e Aldo de Assis Ribeiro na companhia do Vice-diretor de Esportes do MTG, Claudemir Bresolin. Luiz Elgar Hepp, cavaleiro e patrono dos Festejos de Erechim faz parte do pelotão de condução, sempre ativo e atuante no departamento de cavalgadas.

MAIS LIDAS