Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Entenda por que o fim de abril será de temporais no Rio Grande do Sul

Publicado 25/04/2022 às 03:11

“Repique” do fenômeno La Niña influencia ocorrências de tempestades | Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Os alertas de temporais e de tempestades severas para esta semana no Rio Grande do Sul formam um cenário incomum para abril, um mês que costuma ser mais tranquilo e sem grandes extremos de temperaturas. A expectativa de especialistas era de que a influência do fenômeno La Ninã, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, perdesse força ao longo do outono, mas isso não está acontecendo.

Meteorologista da MetSul, Estael Sias avalia que essa condição ‘um pouco diferente do que a gente tem de normalidade’ se deve também ao “repique” do fenômeno La Niña. “É provável que o La Niña se estenda ainda durante os meses de inverno, e até houve uma intensificação nessas últimas semanas. E isso em parte pode ser consequência também do fenômeno climático La Niña, que acabou movimentando um pouco esses fenômenos de uma forma atípica nessa época do ano e em qualquer época do ano no RS”, explica.

Na avaliação da especialista, o fenômeno La Niña pode manter a irregularidade da chuva, dificultando a recuperação da estiagem e potencializar o frio nos meses de inverno. “O mês de abril costuma ser um mês mais tranquilo, sem grandes extremos de temperatura, e por consequência sem grandes extremos de fenômenos também. O que ocorre é que nós temos ainda ao longo dessa semana, pelo menos até quinta-feira, uma corrente de vento de Norte para Sul e que vai transportar ar muito quente em direção ao Sul do continente, afetando o Paraguai, Argentina, Rio Grande do Sul e Uruguai”, destaca.

Durante a semana, Estael afirma que vai ocorrer ação contínua de corrente de vento Norte. “E com esse ar muito quente, com a aproximação de uma frente fria, isso vai formar temporais muito fortes ao longo desses próximos dias, começando pela fronteira com Uruguai, entre segunda e terça-feira, na metade Sul do Estado. Na quarta o tempo abre e a temperatura vai dar um salto com marcas acima de 35 graus, ou seja, marcas de verão”, completa.

De acordo com Estael, de quinta para sexta a frente fria deve avançar em cima desse ar quente. “Acredito que será o cenário de maior risco, de maior intensidade dos temporais entre quinta e sexta-feira. Tanto no aspecto da chuva, a quantidade, e especialmente em relação a vento e granizo. Então é uma condição completamente atípica para o mês de abril, que costuma ser o mês mais tranquilo do trimestre de outono”, alerta.

por CP

MAIS LIDAS