Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Erechim dá início à vacinação contra a Covid-19

Publicado 19/01/2021 às 12:46

Ascom

Na manhã desta terça-feira (19), Erechim recebeu doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde, que teve autorização para uso emergencial no país pela Anvisa. As 5.360 doses chegaram de avião no Aeroporto Comandante Kraemer de Erechim e serão distribuídas nos 33 municípios da Região do Alto Uruguai Gaúcho.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis e o vice-prefeito, Flávio Tirello acompanharam a chegada das caixas com as doses armazenadas e disseram estar emocionados com este momento histórico. “Esse dia vai ficar marcado na história. É o primeiro sinal de esperança para a humanidade no que se refere ao enfrentamento da Covid-19. A vacinação é um grande passo para que possamos vencer a doença”, declararam.

Também estiveram presentes o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fábio Fantin, a secretária municipal da Saúde, Eclesan Palhão, o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Rafael Ayub, a responsável técnica do Setor de Imunização da Saúde de Erechim e coordenadora geral da Secretaria, Leila Hofmann e equipe da Saúde do município.

Quatro pessoas vacinadas

Na sequência da chegada da CoronaVac, quatro profissionais da Ala Covid-19 e Pronto Socorro do Hospital Santa Terezinha receberam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Erechim. O ato marcou, simbolicamente, o início da vacinação contra a doença no município.

Foram vacinadas a técnica de enfermagem, Liane Moscato e a enfermeira da Ala Covid da FHSTE, Keli Benachio. Ainda, a servidora do Pronto Socorro do hospital do setor de sanificação, Teresinha Beviláqua e o médico Lázaro Jacobina da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Ala Covid.

Próximas etapas e grupos prioritários

Seguindo as normas técnicas do Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização, a pasta da Saúde informa que os públicos prioritários são os trabalhadores da saúde pública e privada, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Também os trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos, bem como as pessoas idosas residentes nesses locais, acima de 60 anos.

Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação de forma escalonada conforme a disponibilidade de vacinas. A vacina CoronaVac terá aplicação em duas doses com intervalo de duas a quatro semanas, via intramuscular e a conservação dos frascos com as vacinas deve ser entre dois a oito graus.

MAIS LIDAS