Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil

Erechim recebe a campanha ‘Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania’ 

Publicado 11/09/2019 às 05:42

TRE3

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) iniciou, no mês de julho, um roteiro pelo Estado para lançar a campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania. E nesta quinta-feira, 12, será a vez de Erechim. O lançamento está marcado para às 15h, na na Subseção da OAB/RS (Rua Paulo VI, 250 – Bela Vista).

Na ocasião, a Justiça Eleitoral destacará os dois recentes passos tecnológicos dados pela instituição: o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e a identificação biométrica dos eleitores. A implantação do PJE no Rio Grande do Sul começou em 2015, inicialmente apenas no Tribunal. Em 2019, o processo está alcançando todas as Zonas Eleitorais e passando a ser usado de forma plena no Estado.

O PJE é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica. A ideia é tornar a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável.

Cadastramento biométrico
Desde 2015, o cadastramento biométrico chegou a todo o Rio Grande do Sul. Quem procura a Justiça Eleitoral para fazer seu alistamento, revisar dados ou mudar seu domicílio, tem a biometria coletada.

Além disso, para concluir o processo de recadastramento, é usado o mecanismo de revisão do eleitorado. Em 426 cidades gaúchas esse processo já foi concluído. Desde março de 2019, os eleitores de outros 50 municípios gaúchos foram convocados aos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor para fazerem o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado, terá seu título eleitoral cancelado.

Os 21 municípios restantes, inclusive Porto Alegre, só terão seus eleitores convocados obrigatoriamente em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nesses locais. Assim, evita-se filas e faz-se com que o procedimento seja mais rápido.

Campanha Eleições 2020: A Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania
Lançamento em ERECHIM
Local: Subseção da OAB (Rua Paulo VI, 250 – Bela Vista).
Dia: 12 de setembro, quinta-feira
Horário: 15h

MAIS LIDAS