Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias
PUBLICIDADE

Governo gaúcho divulga esclarecimentos sobre planos de ação regionais contra a Covid-19

Publicado 4/06/2021 às 10:27

Procuradoria-Geral do Estado emitiu um enunciado interpretativo
Foto: Reprodução

A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) emitiu, na noite de quinta-feira (03), o Enunciado Interpretativo nº 05/2021, abordando os planos de ação regionais para conter o agravamento da situação epidemiológica nas regiões Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Conforme o enunciado, emitidos os alertas pelo Gabinete de Crise sobre o agravamento da situação epidemiológica de determinada região Covid-19, os Comitês Técnicos Regionais deverão apresentar e observar plano de ação para conter a piora identificada, que precisará ser aprovado por maioria simples dos municípios da região.

O texto destaca que o plano de ação configura medida sanitária obrigatória na região Covid-19, facultado aos municípios a aplicação de medidas sanitárias mais restritivas. A inobservância do plano de ação da respectiva região Covid-19 por um ou mais municípios representa descumprimento de medida sanitária pelo gestor municipal, podendo ser responsabilizado, sem prejuízo das demais medidas cabíveis para o adequado enfrentamento à pandemia.

Os municípios integrantes de determinada região Covi-19 poderão, ainda, mediante aprovação da maioria simples dos municípios da região Covid, adotar plano de ação diferenciado, desde que devidamente comprovada a razão da diferenciação em face de circunstâncias locais específicas.

Atualmente, o governo do RS utiliza o Sistema 3As (Aviso, Alerta e Ação) para monitorar a pandemia no Estado.

por O Sul