Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Toque Sertanejo
Apresentação
Docimar Schmidt e Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Governo gaúcho divulga esclarecimentos sobre planos de ação regionais contra a Covid-19

Publicado 4/06/2021 às 10:27

Procuradoria-Geral do Estado emitiu um enunciado interpretativo
Foto: Reprodução

A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) emitiu, na noite de quinta-feira (03), o Enunciado Interpretativo nº 05/2021, abordando os planos de ação regionais para conter o agravamento da situação epidemiológica nas regiões Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Conforme o enunciado, emitidos os alertas pelo Gabinete de Crise sobre o agravamento da situação epidemiológica de determinada região Covid-19, os Comitês Técnicos Regionais deverão apresentar e observar plano de ação para conter a piora identificada, que precisará ser aprovado por maioria simples dos municípios da região.

O texto destaca que o plano de ação configura medida sanitária obrigatória na região Covid-19, facultado aos municípios a aplicação de medidas sanitárias mais restritivas. A inobservância do plano de ação da respectiva região Covid-19 por um ou mais municípios representa descumprimento de medida sanitária pelo gestor municipal, podendo ser responsabilizado, sem prejuízo das demais medidas cabíveis para o adequado enfrentamento à pandemia.

Os municípios integrantes de determinada região Covi-19 poderão, ainda, mediante aprovação da maioria simples dos municípios da região Covid, adotar plano de ação diferenciado, desde que devidamente comprovada a razão da diferenciação em face de circunstâncias locais específicas.

Atualmente, o governo do RS utiliza o Sistema 3As (Aviso, Alerta e Ação) para monitorar a pandemia no Estado.

por O Sul

MAIS LIDAS