Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Grêmio enfrenta o Sport em confronto direto pelo G-4 da Série B

Publicado 13/06/2022 às 08:45

Grêmio tenta voltar ao G-4 diante do Sport | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Confronto mais direto para o Grêmio até esta 12ª rodada na Série B, o jogo desta segunda-feira, às 20h, contra o Sport, na Arena Pernambuco, não vale apenas uma vaga no G-4. Trata-se também da oportunidade para quebrar uma marca negativa recente.

Há quase cinco anos, o Tricolor não consegue uma vitória em cima do time de Recife. A última foi em 2017, ainda sob o comando de Renato Portaluppi, um elástico 5 a 0. De lá pra cá, foram seis confrontos, com quatro vitórias do Leão e dois empates. O último foi em outubro de 2021, quando o clube gaúcho perdeu de 2 a 1 para o companheiro de rebaixamento – à época, ambos já estavam afundados no Z-4. Se contar apenas os jogos em Pernambuco, o jejum é maior – são quase dez anos sem vencer o adversário fora de casa. A última vez foi em 2012, com Vanderlei Luxemburgo: 3 a 1.

Agora, o time do catarinense Gilmar Dal Pozzo está em quarto, com 18 pontos, e o do gaúcho Roger Machado é o quinto, com 17. Se vencer, o Tricolor enfim entrará na zona dos classificados à Série A, abrindo dois pontos de diferença para o oponente.

No folclore do futebol, o Grêmio poderia ter a seu favor a famosa “lei do ex”, quando um jogador adversário marca em cima do seu antigo time. Neste caso, seria Diego Souza, que tem duas passagens pelo Sport. Porém, a estatística não poderá colaborar com os gremistas nesta rodada, pois o centroavante é o principal desfalque da equipe.

Diego sofre desde a última semana com uma amigdalite, que o tirou da viagem. Assim, Elkeson entra no comando do ataque. Além dele, também desfalcam a equipe Bruno Alves, com Covid-19, e Lucas Silva, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. No gol, Gabriel Grando segue como titular na ausência de Brenno, que novamente é baixa em razão da lesão de grau 1 na panturrilha.

Ontem, o técnico Roger comandou o último treino antes da partida, no estádio do Santa Cruz, em Recife. A atividade contou com a presença de Villasanti, que estava com a Seleção Paraguaia e agora se uniu ao grupo. O volante deve voltar à titularidade no meio campo.

Campeonato Brasileiro Série B – 12ª rodada

Sport

Mailson; Ewerton, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, Bruno Matias, Thiago Lopes e Giovanni; Kayke e Luciano Juba. Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Grêmio

Gabriel Grando; Rodrigues, Geromel e Kannemann; Edilson, Villasanti, Bitello e Nicolas; Janderson, Biel e Elkeson. Técnico: Roger Machado

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)

Data e hora: 13/06, às 20h

por CP