Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Mais de 210 mil doses de vacinas contra o coronavírus já foram distribuídas aos municípios do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Publicado 25/02/2021 às 01:04

Doses foram separadas para envio às 18 regionais da SES. (Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini)

A Secretaria da Saúde (SES) distribuiu, na manhã desta quinta-feira (25), mais 219,2 mil doses de vacinas contra o coronavírus aos municípios. O repasse compreende os dois lotes recebidos nesta quarta (24) pelo Estado: 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e outras 84,2 mil da CoronaVac.

Em acordo construído com os municípios, esses lotes serão utilizados para a segunda dose da CoronaVac a trabalhadores da saúde, indígenas e residentes institucionalizados em lar de idosos, os quais já tinham tido as primeiras doses nos repasses de 1º e 8 de fevereiro. Além desses, a remessa permitirá uma ampliação nos grupos de idosos, para quem será destinada a primeira dose com a vacina da AstraZeneca.

“Como já imunizamos os idosos de 85 anos ou mais, agora chegou a hora de ampliar a vacinação desse grupo. Os municípios devem começar com os de 84 anos, e ir diminuindo gradativamente a idade, enquanto houver doses disponíveis. Precisamos aproveitar de forma integral todas as vacinas”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada em projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

Logística dos envios

A distribuição aos municípios ocorre por via aérea – com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar – e por via terrestre. Uma aeronave da BM realiza roteiro a partir de Porto Alegre para as cidades de Erechim (cargas para a 6ª e 11ª coordenadorias regionais – CRS), Palmeira das Missões (2ª e 15ª CRS), Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS), Bagé (7ª CRS) e Pelotas (3ª CRS). Para Caxias do Sul partiu também durante a manhã o helicóptero da Brigada Militar com as doses para a 5ª CRS. O helicóptero da Polícia Civil partiu com destino a Santa Maria, com as doses das 4ª e 10ª regionais da SES. Esses roteiros serão todos acompanhados pelos servidores da SES Greice Magrin, Adriana Flores e Delanei Salgado.

Outras coordenadorias regionais com sedes mais próximas da capital retiram seus respectivos lotes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES em Porto Alegre. São os casos das CRS com sede em Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório, assim como a própria secretaria municipal de saúde da capital. Assim que chegarem nas regionais, as caixas serão fracionadas e encaminhadas aos municípios, trabalho que deve começar ainda nesta quinta-feira (25).

Por O Sul
MAIS LIDAS