Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Chamada Geral
Rede Gaúcha SAT

Novo treinamento do PNCEBT acontece em agosto, na Unicruz

Publicado 29/07/2019 às 04:06
Treinamento PNCEBT | Crédito: Vanessa Soares/Simvet

Treinamento do PNCEBT ocorre em agosto, na Unicruz, em Cruz Alta (RS) |  Crédito: Vanessa Soares/Simvet

O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) promove, de 19 a 23 de agosto de 2019, a 49ª edição do treinamento para o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). A iniciativa é em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

O programa foi instituído em 2001 com o objetivo de diminuir o impacto negativo das zoonoses na saúde humana e animal. E, ainda, promover a competitividade da pecuária brasileira frente aos mercados internacionais. O sindicato aplica os treinamentos desde 2011 e já capacitou mais de 1 mil profissionais para executar os testes de brucelose e tuberculose.

Conforme a presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, a entidade continua com o firme propósito de qualificar os médicos veterinários para que possam atuar em diversas áreas. Dentro da habilitação para o PNCEBT, esses profissionais farão parte do grupo que mantém a tuberculose e a brucelose fora dos rebanhos gaúchos. I

Ela afirma que isso possibilita ao Estado uma situação diferenciada em relação aos demais porque há informações sobre a situação do rebanho, o número de focos existentes e onde ocorrerão as atuações.

“O Rio Grande do Sul está entre os Estados com os maiores índices vacinais. A brucelose, que é causada pela Brucella abortus, atinge tanto o gado de corte quanto o de leite. Já a tuberculose, que é transmitida pelo Mycobacterium bovis, é um problema mais sério para os produtores de leite. E ambas as enfermidades atingem também os búfalos”, observa a dirigente.

Sobre a capacitação
O treinamento será realizado na sede da Unicruz, em Cruz Alta (RS), e é exclusivo para médicos veterinários. Há 20 vagas.

Após o curso, os participantes devem solicitar a sua habilitação junto ao Mapa e a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pncebt.unicruz@gmail.com e pelo site www.simvetrs.org.br.

 

MAIS LIDAS