Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
PUBLICIDADE

Palestra sobre aeração e conservação de grãos encerra ‘Semana da Agronomia’ da URI

Publicado 16/10/2020 às 03:08

A I Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Agronomia da URI encerrou na  última sexta-feira, 9, com uma palestra sobre aeração e conservação de grãos. A apresentação foi da engenheira mecânica Irene Betencourt Scalabrin, que abordou tópicos como O ponto ideal de colheita dos grãos, quando destacou que após a maturação fisiológica, o grão inicia a sua decomposição.

De acordo com a conferencista, no processo de respiração, o grão, por ser vivo, libera calor e água, mas por outro lado perde peso devido ao fato de consumir parte da matéria seca acumulada. E dentre as consequências disso, ela sublinhou a elevação da temperatura e umidade, que resultam em perda de peso.

Irene ainda frisou as etapas envolvidas na recepção na unidade armazenadora, a aeração dos grãos durante o carregamento do silo, assim como os objetivos desta prática. Segundo ela, trata-se de um processo rápido, que pode levar poucas horas.

A segunda palestra da convidada foi sobre Acidentes em unidade armazenadoras. As causas que os desencadeiam, segundo ela, podem ser as mais variadas, tais como falhas na execução do projeto, falhas do operador, falta de limpeza na unidade – acúmulo demasiado de pó, o que poderá desencadear uma explosão -, aspiração de gases asfixiante, entre outras. Após, Irene também explicou como esses acidentes podem ser evitados e quais as instruções sobre os primeiros socorros.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE