Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Parceria histórica entre PUCRS e Santa Casa fortalece setor da saúde no Estado

Publicado 13/05/2020 às 05:11
PUCRS e Santa Casa assinam convênio para fortalecer segmento da saúde no RS   |   Foto: PUCRS/Divulgação

PUCRS e Santa Casa assinam convênio para fortalecer segmento da saúde no RS   |    Foto: PUCRS/Divulgação

Nesta quarta-feira, 13, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Santa Casa de Misericórdia, da capital gaúcha, assinaram um convênio. Devido à pandemia da Covid-19 e os desafios que representa, a iniciativa de unir forças tem o propósito de ampliar alternativas no âmbito da saúde para a população. A parceria envolve projetos em quatro frentes de atuação: ensino, pesquisa, gestão e inovação.

De acordo com as organizações, o grande propulsor do convênio é o projeto de desenvolvimento do Centro de Medicina Fetal da Santa Casa, que envolve toda a linha de cuidado na área materno-infantil e, com maior ênfase, às complexidades. “É um espaço em que haverá integração de futuros profissionais dos programas de residências médicas e das pós-graduações stricto e lato sensu em regime de complementariedade entre PUCRS e Santa Casa”, explicam, ainda detalhando que mais de cinco mil estudantes e médicos em formação das escolas de Medicina e de Ciências da Vida e da Saúde da PUCRS terão os hospitais do complexo da Santa Casa como espaços de prática.

“É uma importante união de forças de instituições reconhecidas pela contribuição histórica à população gaúcha e brasileira na área da saúde. Certamente, teremos respostas mais ágeis e significativas atuando lado a lado”, afirma o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.

Pela PUCRS, a parceria envolve o Hospital São Lucas e as Escolas de Medicina e de Ciências da Vida e da Saúde, que passarão a desenvolver projetos conjuntos com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que tem na Santa Casa o seu hospital escola, está analisando a sua forma de participação. “Em um mundo que precisa de atitudes colaborativas em busca de soluções para problemas comuns, esta parceria é uma grande notícia para a sociedade gaúcha”, avalia o diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil.

MAIS LIDAS