Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Prefeitura inova e faz busca ativa de cães e gatos para castrações na URA

Publicado 31/03/2021 às 10:20

Fundada em 2016, a Unidade de Referência Animal (URA) é um setor que pertence ao departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, coordenado pela médica veterinária, Vivian Ertel. O principal objetivo da URA, conforme explica a médica veterinária, é o controle populacional de cães e gatos, através da castração cirúrgica e microchipagem destes animais, com relevância em controle de zoonoses, principalmente a raiva, leishmaniose, toxoplasmose, esporotricose, entre outras.

Conforme explica Vivian, mesmo com a pandemia da Covid-19, o número de castrações não foi reduzido. “No ano de 2020 foram castrados e microchipados em torno de 2,5 mil animais, e nos três primeiros meses de 2021 já foram castrados cerca de 600 animais”, afirma a médica veterinária.

Busca ativa

“Após analisarmos o perfil dos animais e seus tutores que estavam sendo beneficiados por este programa, resolvemos consolidar uma instrução normativa para definir critérios específicos, tendo com base famílias em debilidade social (extrema pobreza e pobreza) e localizadas em bairros periféricos, onde concentram-se o maior número de problemas relacionados as zoonoses, descontrole populacional e acidentes por mordeduras de animais (risco de transmissão de raiva)”, explica Vivian.

Parceria com Assistência Social

A médica veterinária explica que, para a funcionalidade desse novo processo, foi consolidada uma parceria com a Secretaria de Assistência Social para ter acesso direto às famílias mais necessitadas deste serviço.

A Instrução Normativa Nº 2/2021 também regulamenta os critérios para que as Organizações Não Governamentais (ONG) devidamente legalizadas possam receber vagas de castrações mensais, levando em consideração os mesmos critérios utilizados pelas secretarias parceiras.

Castrações em abril

Durante a terça-feira (29) a equipe da URA fez a busca ativa de cães e gatos, onde foram realizados agendamentos para castração desses animais até o final do mês de abril, já utilizando os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa.

MAIS LIDAS