Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com Francisco Basso Dias e equipe esportiva

Previsão de pouca chuva preocupa produtores de soja e milho na região

Publicado 9/11/2021 às 07:01

Foto: reprodução

A meteorologia prevê nesta semana ausência de chuva na região de Passo Fundo. O Brasil já vive os efeitos do La Niña, que de forma incomum retorna pelo segundo ano seguido, diminuindo a quantia de chuvas no Estado do Rio Grande do Sul e aumentando em outras regiões do Brasil.  Com 45% das lavouras de soja da região já plantadas, a preocupação com a falta de chuva recai agora também nas lavouras de milho e soja.

Com uma projeção de aproximadamente 835 mil hectares de cultivo de milho no Estado, os produtores seguem com o plantio da cultura, que chega a 79% das lavouras semeadas. O assunto foi abordado dentro do programa Cotações e Mercado, no último domingo, onde a equipe participante, composta por cerealistas, agrônomos e profissionais da área, demonstrou grande preocupação com a previsão climática para novembro. O engenheiro agrônomo Luciano Remor, citou o prognóstico de 40 milímetros de chuva ao longo do mês.

Há projeções de momentos com 10 milímetros, mas isso, nesta época do ano, pode ocorrer de forma muito irregular em áreas de poucos quilômetros. A previsão pode mudar ao longo do mês, mas o primeiro sinal é de baixos volumes. Explicou que já se vê, em algumas regiões do Estado, milho sentindo a falta de água. O plantio de soja foi desacelerado na última semana na região, aguardando o retorno da chuva. Para o engenheiro agrônomo o momento é classificado como preocupante e o produtor está agindo com cautela.

por rd Uirapuru

MAIS LIDAS