Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

RS confirma duas primeiras mortes pela variante ômicron

Publicado 18/01/2022 às 07:59

Vítimas eram das cidades de Sapiranga e Progresso | Foto: Alina Souza

O Rio Grande do Sul registrou, nesta segunda-feira, as duas primeiras mortes por Covid-19 com resultados indicativos para a variante ômicron do coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) as vítimas eram das cidades de Sapiranga (homem de 88 anos) e Progresso (mulher de 86 anos). Ao todo, o Estado já identificou 264 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem, distribuídos em 46 municípios.

De acordo com a pasta, os dois pacientes tiveram início de sintomas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com os óbitos ocorrendo em 2 e 5 de janeiro, respectivamente. Ambos eram vacinados contra a Covid-19 e apresentavam comorbidades. O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) realizou os exames que identificaram a variante.

Conforme a SES, entre os casos identificados da variante ômicron, 21 foram confirmados por sequenciamento completo, método mais preciso pelo qual é feita a leitura de toda a cadeia genômica do vírus.

Os demais 243 são considerados sugestivos, caracterizados pelas amostras que tiveram o diagnóstico pelo exame de RT-PCR que identifica parcialmente a variante ou aqueles casos que foram confirmados por serem de pessoas com sintomas e que sejam contato desses casos sugestivos.

Além do Lacen/RS, outras instituições no Estado têm laboratórios capacitados para essa análise sugestiva ou para o sequenciamento completo, como o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) – que também faz parte do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) –, a Universidade Feevale, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Hospital Moinhos de Vento.

por CP

MAIS LIDAS