Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil

RS emite Aviso para todas regiões Covid pela segunda semana seguida

Publicado 12/01/2022 às 07:34

Nos últimos dias, RS tem confirmado alto número de novos casos de Covid-19 | Foto: Guilherme Almeida

Pela segunda semana consecutiva, o governo do Rio Grande do Sul emitiu, nesta terça-feira, Aviso para todas as 21 regiões Covid do Estado. Segundo o Gabinete de Crise, a decisão ocorreu após uma reunião virtual conduzida pelo governador Eduardo Leite, com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento.

De acordo com o Piratini, nos últimos sete dias, a média semanal de casos confirmados cresceu mais de quatro vezes, passando de 62,2 para 278,8 no Estado, além do aumento de internados em leitos clínicos, ainda que em menor proporção do que o crescimento de casos confirmados. Atualmente, há 591 leitos clínicos ocupados por pacientes com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19; em 2 de janeiro, eram 297 .

Conforme o governo estadual, as regiões serão convocadas para um encontro na próxima quinta-feira, a partir das 14h30min, como passo prévio à possível emissão do Alerta. De acordo com o Gabinete, objetivo será apresentar dados atuais da pandemia, ouvir e entender as necessidades de cada região, para que ocorram os devidos encaminhamentos.

“Antes de emitir Alertas, decidimos conversar com cada região para dividir os dados e entender quais ações podem ser tomadas para conter o avanço de casos. Estamos analisando os números diariamente e, se for necessário, emitiremos Alertas antes da próxima reunião do Gabinete de Crise”, afirmou Leite.

Veraneio no litoral 

Conforme a análise do Piratini, o aumento do fluxo de pessoas no Litoral Norte durante o veraneio, quando parte da população se transfere para a praia, resultou em número elevado de contágios. Em Capão da Canoa, região do Estado com maior incidência de casos confirmados para cada 100 mil habitantes, os registros atuais se aproximam do pior período da pandemia e apresentam tendência de crescimento. Na última semana, foram 603,7 casos confirmados por 100 mil habitantes, taxa muito próxima à mais alta apresentada pela região em toda a série, 679,2, em março de 2021.

Vacinação infantil

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) organiza junto com os municípios gaúchos o plano de vacinação para crianças de 5 a 11 anos.  Os imunizantes têm previsão de chegada ao Estado na próxima sexta-feira, dia 14, quando passarão por revisão de rótulos para aferição de validade e indicação etária.

Na quarta, dia 19, todos os municípios iniciam simultaneamente a vacinação por profissionais que já estão em capacitação para atendimento deste público. Crianças com comorbidades serão o primeiro grupo a ser imunizado, seguidos pelas sem comorbidade, de acordo com a idade. A SES orienta aos municípios que sejam construídos planos de vacinação para as crianças e também disponibilizou formulário de apoio para a operacionalização da Campanha de Vacinação.

Testar RS

Durante a reunião desta terça, foi apresentada a ampliação da Fase 3 do projeto Testar RS, com a distribuição, ainda em janeiro, de 320 mil testes antígeno aos municípios e regionais da SES. No ano passado, foram disponibilizados 1.490.340 testes.

por CP

MAIS LIDAS