Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Oração da Ave Maria
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Simers encaminha em Brasília início da rediscussão nacional do SUS

Publicado 4/10/2019 às 05:12
Em primeiro plano, o diretor do Simers, Fernando Uberti; à sua esquerda, o vice-presidente da entidade, Edson Machado, durante audiência com Mayra Pinheiro | Foto: Divulgação/Simers

Em primeiro plano, o diretor do Simers, Fernando Uberti; à sua direita Mayra Pinheiro e, após, o vice-presidente da entidade, Edson Machado                               Foto: Divulgação/Simers

Representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) estiveram em Brasília, nesta semana, para articular o início da rediscussão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Capital Federal, o vice-presidente da entidade, Edson Machado, e o diretor de Interior, Fernando Uberti, tiveram encontros com autoridades para avançar na pauta. E na Esplanada dos Ministérios, as reuniões foram com a médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES) e com o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Hélio Angotti Neto. Ficou acertada no encontro a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para rediscutir o SUS, do qual o Simers fará parte.

Em agenda no Congresso Nacional com o Diretor Legislativo da Liderança da Bancada do partido Novo, Rodrigo Saraiva Marinho, ficou definida a participação da assessoria técnica e dos deputados do NOVO no GT, que terá como objetivo fundamental caminhar rumo a um sistema eficaz e sustentável financeiramente.

O tema também foi debatido entre os representantes do Simers e o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). O parlamentar informou ter protocolado pedido para a criação de uma comissão externa, no Congresso, para rediscutir o SUS. Segundo ele, falta apenas a assinatura do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para que essa comissão seja instalada.

“A grande discussão nacional após a Reforma da Previdência será o futuro de nosso sistema de saúde. Nós já defendemos a necessidade de um novo formato há alguns anos, e saímos de Brasília com fatos concretos encaminhados nesse sentido”, afirmou Machado.

Complementando, Uberti ressaltou que essa é a mudança mais estrutural e profunda na saúde do País nas últimas décadas. “Ao rediscutirmos nosso sistema de saúde e seu formato, podemos equacionar diversos gargalos que impedem uma saúde de qualidade aos brasileiros, finalizou o diretor de Interior.

 

MAIS LIDAS