Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil

Sindilojas Alto Uruguai e Sindicomerciários assinam
convenção coletiva

Publicado 18/06/2019 às 03:39
Presidentes Anelise Michalski e José Gelso Miola no momento da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho | Foto: Maria Lúcia Smaniotto

Presidentes Anelise Michalski e José Gelso Miola no momento da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho | Foto: Maria Lúcia Smaniotto

O presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, e a presidente do Sindicomerciários, Anelise Michalski, assinaram, no último dia 17, a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Com vigência retroativa a 1º de junho de 2019 a 31 de maio de 2020, abrange os municípios de Erechim, Getúlio Vargas, Estação, Erebango e Ipiranga do Sul.

O novo piso salarial dos comerciários passa a ser de R$ 1.315,00. O reajuste foi de 4,78% aplicados sobre o salário de maio de 2019 e o resultado obtido é o salário atualizado para 1º de junho de 2019. Já o dos empregados com menos de 90 dias de empresa, desde que sem experiência de trabalho em qualquer ramo do comércio, ficou em R$ 1.271,00.

Dirigentes
Segundo Miola, a CCT é o instrumento de negociação em que as classes empresarial e laboral definem suas pautas de reivindicações e suas necessidades para que o segmento possa crescer, evoluir em sintonia e harmonia. “Nossas convenções destacam-se por serem modernas. Contemplam a nova redação da reforma trabalhista em muitos artigos, são solidárias – pois remuneram os colaboradores dentro de uma realidade possível, levando-se em conta o momento econômico do Brasil -, e também humanas. Preservam o direito ao lazer, o convívio com as famílias, a vida em sociedade para patrões e colaboradores e isso tudo é qualidade de vida”, defende o presidente do Sindilojas.

Na avaliação de Anelise, a Convenção contempla o que a categoria sugeriu em Assembleia. Ela afirma que todas as cláusulas sugeridas foram discutidas, ponderadas e negociadas com o sindicato patronal. “Foi uma negociação, desde o início, muito tranquila, muito respeitosa, onde ambas as entidades tentaram chegar a um consenso. Acredito que é um ótimo acordo, pois ficou assegurado aos comerciários a tranquilidade na relação de trabalho”, comenta a dirigente do Sindicomerciários.

Contribuição assistencial
Apesar da Reforma Trabalhista e as medidas provisórias, a Contribuição Assistencial continua sendo obrigatória para funcionários e empresas.

Para os empregados sócios do Sindicomerciários, conforme a CCT, o desconto corresponde a 3% da remuneração em quatro meses do ano. Já as empresas devem recolher o correspondente a um dia do valor bruto da folha de pagamento efetivamente percebida pelos empregados.

MAIS LIDAS