Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Uruguai ganha novos terminais de Tax Free

Publicado 13/02/2019 às 11:27
Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

A Alfândega de Salto e Chuy, no Uruguai, ganharam novos Terminais de Autogestão de Isenção de Impostos ou Tax Free. A ideia é facilitar o procedimento de reembolso do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) para visitantes estrangeiros. E, assim, agilizar o atendimento entre fronteiras.

A iniciativa se soma à implementação realizada em novembro de 2018 em Punta Del Este, no aeroporto de Laguna del Salce. No total, agora são 13 pontos de autogestão no País.

Desde 2012, a Global Blue opera no Uruguai e é responsável pelo retorno IVA à turistas estrangeiros nas compras em 1.500 lojas cadastradas.

Reembolso
O reembolso do IVA no regime isento de impostos supõe um desconto de 14,4% no preço final pago. Embora a taxa seja equivalente a 18,03% do preço do artigo, o turista recupera 80% do imposto.

Como funciona o Tax Free
O turista compra na loja, onde o vendedor insere algumas informações básicas em um sistema (nome, nacionalidade, número do passaporte). Esses dados são enviados eletronicamente para os 13 pontos de saída do Uruguai ativos.

Ao sair do País, o estrangeiro passa pela alfândega, local onde um funcionário digitaliza o seu passaporte e pede o cartão de crédito para comprovar o reembolso do imposto, que entra em vigor em cinco dias úteis.

MAIS LIDAS