Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Vacinação contra a gripe é ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos com 55 anos ou mais no RS

Publicado 13/05/2022 às 11:28

A campanha nacional de vacinação contra a influenza prossegue até 3 de junho
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A Secretaria da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde decidiram ampliar os grupos elegíveis para a vacinação contra a gripe (influenza). A partir desta sexta-feira (13), também podem procurar um posto para a imunização contra o vírus as crianças de 5 a 9 anos e os adultos com 55 anos ou mais.

Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, “esses dois novos grupos concentram os maiores coeficientes de internações entre os não elegíveis para a campanha e necessitam de proteção”.

A primeira etapa da campanha de vacinação foi aberta em 4 de abril para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. As crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos tiveram o início da sua fase antecipado, em 25 de abril.

Em 2 de maio, passaram a estar liberados para a imunização os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

A vacina influenza trivalente utilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. O imunizante é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

por O Sul

MAIS LIDAS