Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Vereadores de Erechim aprovam projeto de lei que classifica visão monocular como deficiência visual

Publicado 11/12/2019 às 06:50
Aprovado em Erechim projeto de lei que classifica visão mononuclear

Aprovado projeto de lei que classifica visão mononuclear como deficiência visual  |  Foto: Câmara Municipal de Erechim

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, realizada dia 9 de dezembro, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei que classifica a visão mononuclear como deficiência visual. A legislação assegura ao portador os mesmos direitos e benefícios garantidos à pessoa com deficiência. O projeto, de autoria do vereador Claudemir de Araújo, aguarda, agora, sanção do Poder Executivo.

Na avaliação do parlamentar, a deficiência traz uma série de transtornos ao indivíduo e não deve ser ignorada ou tratada como algo corriqueiro. “A visão monocular dificulta a definição de profundidade, impedindo até mesmo atividades profissionais. Tudo isso implica em problemas na hora do portador buscar um trabalho, o que gera índices de exclusão social”, afirma Araújo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a visão monocular como aquela em que o indivíduo com a melhor correção tem visão igual ou inferior a 20/200. Essa condição pode representar, segundo a literatura médica, uma redução de aproximadamente 25% do campo visual.

MAIS LIDAS