Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Análise em Dois Tempos
Apresentação
Francisco Basso Dias
Mensageiro Gaúcho
Amílton Drews

Escolas agrícolas gaúchas receberão verba de R$ 30 milhões

Publicado 26/12/2019 às 07:20
Foto: AGPTEA/Divulgação

Comitiva que representou as escolas agrícolas gaúchas em Brasília   |   Foto: AGPTEA/Divulgação

O ano de 2019 encerra com uma boa notícia para o ensino agrícola do Rio Grande do Sul. Foi empenhada pelo Ministério da Educação a emenda da Bancada Gaúcha para atendimento às 27 escolas agrícolas com recursos de R$ 30 milhões, por intermédio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro) e Secretaria de Educação do Estado.

A verba foi aprovada no Congresso Nacional em 30 de outubro de 2018. Desde então, as escolas esperavam a resolução de detalhes burocráticos para que o recurso pudesse chegar. Com ele serão adquiridos itens como caminhões, tratores e implementos agrícolas para a manutenção dos trabalhos de pesquisa das instituições.

“Ficamos muitos anos sem estas atualizações e reestruturações. Com este recurso conseguiremos melhorar a estrutura física das nossas escolas com os equipamentos, melhorando também e atualizando as tecnologias”, observa o presidente do Conselho de Diretores das Escolas Estaduais, Luiz Carlos Cossman, lembrando que em muitas instituições os equipamentos são da década de 1970.

De acordo com o presidente da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA), Fritz Roloff, o trabalho da entidade em conjunto com os diretores das escolas e a bancada federal gaúcha, liderada pelo deputado Giovani Cherini (PR/RS), foi fundamental para a conquista. “A AGPTEA bancou este processo, foram muitas reuniões com a Secretaria de Educação, mas aí está o resultado. Nosso reconhecimento a todos os envolvidos nesta luta”, destaca o dirigente.

MAIS LIDAS