Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo

Instalação do ‘Comitê Regional de Turismo de Erva-Mate’ é debatida em Erechim

Publicado 29/11/2019 às 04:37
Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar promoveu, dia 27 de novembro, em sua sede em Erechim, uma reunião do Polo Ervateiro do Alto Uruguai. O objetivo foi a instalação do Comitê Regional de Turismo de Erva-Mate. Participaram representantes de indústrias ervateiras, da URI Erechim, extensionistas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Barp e outras autoridades.

Inicialmente, o roteiro deve incluir os municípios de Áurea, Barão de Cotegipe e Erechim. Mas os cinco polos ervateiros do Estado (Planalto/Missões, Alto Uruguai, Nordeste, Alto Taquari e Vale do Taquari) incluirão ações de turismo em seu plano de trabalho com a futura oficialização da Rota da Erva-Mate.

Esse roteiro, inspirado na cultura da erva-mate, fará a ligação entre os cinco polos. Três rotas já estão em funcionamento com temáticas diferentes para apresentação do produto.

Incremento na cadeia produtiva
A criação da Rota faz parte do Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate, que visa o fortalecimento da cadeia produtiva nos municípios em que o produto tem relevância econômica e coordenação geral da Emater/RS-Ascar. A iniciativa está na terceira fase e já foram realizados cursos envolvendo tarefeiros, viveiristas e extensinostas.

“O objetivo é oferecer respaldo técnico, desde a semente até o empacotamento”, finalizou o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Melo.

 

 

MAIS LIDAS