Momento Nativo
Apresentação de Paulo Frizzo
Panorama de Notícias
Apresentação Amílton Drews e Edilon Flores

Qualificação: 25 alunos concluem cursos de Eletricista e de Aperfeiçoamento de Soldagem de Chapas no Processo TIG

Publicado 17/09/2025 às 08:33

Na última sexta-feira (12), 25 alunos que fizeram os cursos de Eletricista e Aperfeiçoamento de Soldagem de Chapas no Processo TIG, receberam o certificado de conclusão. A qualificação gratuita no Senai, foi oferecida por meio do programa RS Qualificação, através do Termo de Convênio FPE Nº 2516/2023, da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

 

Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski; o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella; o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza; coordenador técnico do Senai Erechim e região, Eduardo da Rosa Schneider; coordenadora pedagógica do Senai Erechim e região, Cristiane Pagnussat Zamadei; instrutor do curso de Eletricista Predial, Guilherme Arpini; instrutor do curso de Soldagem de Chapas no Processo TIG, Gilvane Bassanese de Mattos; e o coordenador adjunto da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alencart Loch, o coordenador de Inovação, Jonas Marini, e a Chefe do Setor de Fomento as Micro e Pequenas Empresas, Carine Mello.

 

Parceria que garante qualificação profissional gratuita

 

As turmas que receberam os certificados, se juntam a outros estudantes que concluíram os cursos em junho. Ao todo, o convênio da Prefeitura de Erechim com o Governo do Estado, qualificou 165 pessoas em nove cursos.

 

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, parabenizou os estudantes e ainda lembrou, que o programa RS Qualificação Recomeçar, já garantiu a destinação de R$ 250 mil reais para lançamentos de novos cursos em Erechim.

 

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Emerson Schelski, lembrou que o principal requisito destes cursos era para pessoas desempregadas ou subocupadas. “O total de inscritos foi de 361, sendo que 124 garantiram vaga automaticamente por se encaixar na modalidade e as demais foram preenchidas por sorteio. Esses números mostram que ainda temos mais pessoas para qualificar e encaminhar para o mercado de trabalho e vamos seguir fazendo isso”, disse.

 

Fotos: Divulgação/Pedro Gabriel Gallo

MAIS LIDAS