Três jovens naturais de Erechim morreram após confrontos armados com a Brigada Militar durante uma operação policial realizada na madrugada e na manhã desta quinta-feira (1º), em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. A ação envolveu equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq), com apoio do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon).
A ocorrência teve início após o registro do roubo de uma camionete no município de Entre-Ijuís. A partir de informações de inteligência, os policiais identificaram que os suspeitos estariam se deslocando pela BR-285. Durante a tentativa de abordagem, os ocupantes do veículo fugiram, dando início a um confronto armado.
Na primeira ação, um dos suspeitos foi preso e um adolescente de 17 anos foi apreendido ferido. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. As buscas continuaram ao longo da manhã, após a informação de que outros envolvidos teriam se escondido em uma área de mata próxima à rodovia.
Durante as diligências, houve novo confronto com as forças de segurança. Dois suspeitos foram localizados feridos, socorridos e encaminhados ao hospital, onde os óbitos foram confirmados. Um terceiro indivíduo foi preso no decorrer da operação.
Na operação, a Brigada Militar recuperou uma camionete GM/S10, produto do roubo, além de um veículo VW/Golf que teria sido utilizado para dar apoio à fuga. Também foram apreendidas armas de fogo, munições, aparelhos celulares e um cartão bancário.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo. O caso segue sob investigação para apurar todas as circunstâncias dos confrontos e a participação de cada um dos envolvidos.