A rádio que toca você!
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Sabadão Musical

Município avança em tratativas com a Caixa para viabilizar loteamento habitacional em 2026

Publicado 9/01/2026 às 09:19

Na tarde desta quinta-feira (08), aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, uma reunião entre o Município e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), com o objetivo de ampliar o acesso à moradia digna, por meio da oferta de lotes urbanizados e unidades habitacionais com condições de pagamento subsidiadas ou facilitadas, utilizando linhas de crédito e programas habitacionais geridos pela Caixa Econômica Federal.

Estiveram presentes o prefeito Paulo Polis, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a secretária de Administração, Aline da Costa, o secretário adjunto de Obras Públicas e Habitação, Rafael Colet, além dos representantes da Caixa Econômica Federal (CEF).

O prefeito Paulo Polis destacou a importância da articulação para garantir a viabilidade do projeto habitacional. “A parceria com a Caixa Econômica Federal é fundamental para transformarmos o plano de Loteamento Social em realidade. Estamos trabalhando para garantir que o modelo de financiamento seja o mais acessível possível, respeitando a capacidade de pagamento das famílias que mais precisam”, destacou o prefeito.

Durante o encontro, a equipe do setor de habitação do município apresentou os estudos de viabilidade técnica, a área prevista para implantação do empreendimento e o levantamento das demandas sociais relacionadas ao déficit habitacional local. Os representantes da Caixa, por sua vez, detalharam as condições de enquadramento do projeto nos programas federais de habitação, com destaque para o Minha Casa Minha Vida (MCMV) – Cidades, além das etapas necessárias para a formalização de um futuro convênio.

Segundo Lucio Roberto Hacknhaar, representante da Caixa Econômica Federal, “o projeto apresenta potencial para enquadramento nos programas habitacionais federais, desde que o município finalize a documentação técnica exigida e cumpra os critérios socioeconômicos estabelecidos”.

Ao final da reunião, ficou definido que o Executivo Municipal irá avançar na finalização da documentação técnica, nos levantamentos socioeconômicos das famílias interessadas e na adequação da Legislação Municipal necessária para formalizar a proposta junto à Caixa Econômica Federal.

A expectativa da Administração Municipal é que, com a consolidação da parceria, seja possível reduzir de forma significativa o déficit habitacional do município, garantindo mais qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento urbano sustentável.

MAIS LIDAS