A rádio que toca você!
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com a equipe esportiva

Secretaria Municipal de Educação divulga calendário do ano letivo de 2026

Publicado 21/01/2026 às 08:30


A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresentou o calendário e as principais orientações para o início do ano letivo de 2026 no Sistema Municipal de Ensino. As informações abrangem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, incluindo prazos para matrículas, novas inscrições e início das atividades escolares.

Na Educação Infantil, as famílias que realizaram inscrição para vagas receberão, a partir do dia 22 de janeiro, no e-mail informado no momento da inscrição, a indicação da escola para a qual a criança foi designada, além das orientações necessárias para a efetivação da matrícula.

O período de matrículas das novas vagas na Educação Infantil nas escolas municipais ocorrerá de 26 a 30 de janeiro de 2026. As escolas Barão do Rio Branco e Lucas Vezzaro terão um cronograma diferenciado, realizando as matrículas entre os dias 2 e 6 de fevereiro. Já as escolas privadas credenciadas farão as matrículas exclusivamente no período de 2 a 6 de fevereiro de 2026.

Para as famílias que não realizaram a inscrição no prazo previsto, será aberta uma nova etapa de inscrições para a Educação Infantil, de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura, entre os dias 2 e 20 de fevereiro de 2026.

A abertura oficial do ano letivo está prevista para o dia 9 de fevereiro, com o retorno dos professores e servidores do Sistema Municipal de Ensino. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, será realizada a formação continuada dos profissionais da educação, como parte do planejamento pedagógico para o ano.

O início das aulas ocorrerá de forma gradativa. No dia 18 de fevereiro, retornam os estudantes do Ensino Fundamental do 2º ao 9º ano. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, serão realizadas entrevistas com as famílias da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Já no dia 20 de fevereiro, começam as aulas para a Educação Infantil e para o 1º ano.

A secretária municipal de Educação, Verenice Lipsch, destaca que o planejamento antecipado contribui para a organização das famílias e das equipes escolares. Segundo ela, a definição e a divulgação do calendário permitem um início de ano letivo mais estruturado, com acolhimento, planejamento pedagógico e qualidade no ensino ofertado pelo Sistema Municipal.

Foto: Arquivo Comunicação PME

MAIS LIDAS