
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (3) que o país possui estoques “praticamente ilimitados” de armamentos de médio e médio-alto alcance. Segundo ele, esses suprimentos permitiriam sustentar conflitos por tempo indeterminado.
A afirmação foi feita por meio de publicação na rede Truth Social. No texto, Trump reconheceu que os EUA não estão “onde gostariam” em relação à quantidade de armamentos de ponta disponíveis, mas assegurou que os estoques atuais seriam suficientes para manter operações militares prolongadas.
O presidente atribuiu a redução no arsenal mais avançado às doações realizadas durante o governo de Joe Biden à Ucrânia, liderada por Volodymyr Zelensky. Trump criticou o envio de recursos e equipamentos militares ao país europeu e afirmou que não houve reposição adequada do material.
As declarações ocorrem em meio à escalada de tensões entre Washington e o Irã. Em discurso na Casa Branca, Trump classificou os recentes ataques norte-americanos como “a última e melhor chance de eliminar a ameaça do regime iraniano”. Ele afirmou que os objetivos incluem destruir mísseis, desmantelar a Marinha iraniana e interromper as ambições nucleares de Teerã.
O presidente também sinalizou que não pretende retomar negociações com o governo iraniano para um acordo de não proliferação nuclear. Segundo ele, o Irã vinha ampliando “rápida e dramaticamente” seu programa de mísseis, o que representaria ameaça aos EUA, às bases militares norte-americanas no Oriente Médio e à Europa.
De acordo com a CNN, quatro militares norte-americanos tiveram as mortes confirmadas até o momento em decorrência de ataques retaliatórios iranianos. Outros 18 estariam em estado grave.
O cenário reforça a tensão no Oriente Médio e amplia as incertezas sobre a duração e os desdobramentos do conflito.