Programa estadual vai disponibilizar 15 cursos de capacitação e bolsas de até R$ 1,5 mil para incentivar a permanência dos alunos
Erechim foi contemplada pelo programa RS Qualificação Recomeçar, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e receberá R$ 250 mil para promover cursos gratuitos de qualificação profissional. O convênio foi assinado nesta quinta-feira (25), em Porto Alegre, durante cerimônia que reuniu representantes de 68 municípios gaúchos beneficiados pela iniciativa.
Participaram do ato o prefeito Paulo Polis, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o secretário estadual José Scorsatto e deputados estaduais.
Serão 15 cursos gratuitos
Com os recursos, o município oferecerá 15 cursos de qualificação profissional, destinados prioritariamente às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Além da formação gratuita, os participantes receberão bolsas de incentivo para estimular a conclusão das capacitações.
Os valores serão de:
R$ 750 para cursos com carga horária de 60 horas;
R$ 1.500 para cursos com 80 horas ou mais.
Qualificação para atender o mercado
O secretário Emerson Schelski destacou que o investimento fortalece as políticas públicas de empregabilidade e atende à crescente demanda por mão de obra qualificada no município.
Segundo ele, Erechim vive um momento de expansão econômica e geração de empregos, tornando essencial ampliar o acesso da população à capacitação profissional, especialmente para quem mais necessita de oportunidades.
Incentivo à inclusão e ao desenvolvimento
O prefeito Paulo Polis ressaltou que o programa combina qualificação profissional com incentivo financeiro, aumentando as chances de permanência dos alunos nos cursos e facilitando a inserção no mercado de trabalho.
Para o prefeito, investir na formação de trabalhadores contribui para ampliar as oportunidades de emprego, melhorar a renda das famílias e fortalecer a economia local, promovendo desenvolvimento e inclusão social.
Foto: Divulgação/Comunicação PME
