A pavimentação da BR-153, no trecho entre Erechim e Passo Fundo, avança para uma etapa importante. A licitação para contratação das obras está prevista para o dia 11 de novembro de 2026, às 15h, em sessão eletrônica, conforme edital divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O investimento estimado é de R$ 512,6 milhões, para a pavimentação de aproximadamente 68,4 quilômetros da rodovia. O projeto contempla, além de Erechim e Passo Fundo, os municípios de Coxilha, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Getúlio Vargas.
A proposta prevê a implantação do asfalto, melhorias na capacidade de tráfego e intervenções para ampliar a segurança dos motoristas, incluindo a eliminação de pontos considerados críticos.
Apesar da expectativa regional, a realização da licitação não significa que as obras começarão imediatamente. Após a abertura das propostas, será necessário definir a empresa vencedora, formalizar o contrato e cumprir as etapas de licenciamento ambiental, incluindo a emissão da Licença de Instalação pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
O edital estabelece prazo de execução de 36 meses, contados a partir da emissão da Ordem de Início de Serviço.
Considerada uma reivindicação histórica do Norte gaúcho, a pavimentação da Transbrasiliana é estratégica para melhorar a ligação entre Erechim e Passo Fundo, facilitar o escoamento da produção, fortalecer a economia regional e proporcionar mais segurança e melhores condições de deslocamento à população.
Fonte: Portal Canal Dois.
