Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Ano letivo da Assami inicia com formação continuada para as equipes

Publicado 26/02/2020 às 08:27
Treinamento Lei Lucas

Treinamento de noções básicas de primeiros socorros   |    Fotos: Assami/Divulgação

A primeira formação continuada da Associação de Amparo à Maternidade e Infância (Assami) de 2020 aconteceu entre os dias 5 e 21 de fevereiro. O evento marcou o início do ano letivo da equipe de professores, auxiliares, administrativos e serviços gerais. Nesta quarta-feira, 26, ocorre o retorno dos alunos às escolas da entidade: Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina e Creche Mãezinha do Céu.

De acordo com a direção da Assami, a atividade teve como principais objetivos consolidar um corpo docente de excelência, fortalecer as atividades direcionadas às crianças e nortear as ações em sala de aula. Entre os assuntos tratados, psicomotricidade, Lei Lucas, oficina de leitura, estudo, criação de espaços, rotinas administrativas, planejamento e projetos.

Lei Lucas
No dia 10 de fevereiro, o tema discutido na formação continuada foi a Lei Lucas (Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018), que obriga professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas e privadas, a fazerem capacitação em noções de primeiros socorros. A medida visa possibilitar que a equipe consiga agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.

A legislação ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, de São Paulo, que morreu engasgado durante um passeio escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvá-lo. O engasgo é uma das situações que o treinamento ensina a lidar. A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças contra esse risco.

Psicomotricidade

Palestra da psicomotricista Mayara Smaniotto

Palestra da psicomotricista Mayara Smaniotto

A palestrante do dia 11 foi “Psicomotricidade: conceitos e aplicações práticas”, com a psicomotricista Mayara Carraro Smaniotto. Entre os tópicos abordados, os principais marcos do desenvolvimento das faixas etárias de zero a 5 anos e as bases psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e temporal, coordenação motora).

Reflexos do desenvolvimento infantil na vida adulta

Professora Janaína Hoffmann

Aula da professora Janaína Hoffmann sobre documentação pedagógica

A importância do desenvolvimento infantil e os seus reflexos na vida adulta foi o assunto do dia 17, com a psicóloga escolar Rosicléia Pauletti, diretora da Vincular, de Passo Fundo.

No dia seguinte, 18, foi a vez da professora Janaína Hoffmann, também da Vincular, fazer a palestra “Documentação pedagógica: desafios e proposições”.

Nos encontros sem a presença de palestrante convidado, as equipes de professores e funcionários participaram de reflexões, planejamento das aulas, trabalho em grupo do Livro Base 2020, rotinas administrativas, de alimentação e organização escolar, entre outros temas.

MAIS LIDAS