Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Top 40
Computadorizado
Programação musical
Computadorizado

Detentos do Presídio de Soledade iniciam cursos EAD na URI Erechim

Publicado 5/03/2020 às 11:40
Um dos apenados está cursando Gestão e o outro Gestão Foto: Susepe/RS

Um dos apenados está cursando Gestão em Agronegócios e o outro Gestão Ambiental | Foto: Susepe/RS

Neste mês, dois detentos do Presídio Estadual de Soledade (RS) iniciaram o ano letivo na Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Erechim. Ambos concluíram o Ensino Médio no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) da casa prisional e, agora, via Ensino a Distância (EAD), estão fazendo cursos de tecnólogos, um de Gestão em Agronegócios e o outro Gestão Ambiental.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), ambos os presos cumprem pena no regime fechado. E, para estudarem, a administração da casa prisional solicitou permissão ao Poder Judiciário para que os familiares imprimam os conteúdos didáticos e as apostilas.

Bimestralmente, os custodiados serão conduzidos até o campus da URI Erechim para prestarem as provas. “Este é o segundo semestre que temos um desses dois presos buscando um futuro digno pós-cumprimento de pena. Acreditamos que o ensino é um dos pilares da ressocialização do apenado”, afirma o administrador do Presídio, Clevison Brum.

Conforme frisou a chefe da Divisão de Educação Prisional da Susepe, Ana Dreher, os profissionais do seu setor orgulham-se dos resultados crescentes de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) desde o ano de 2013. “O estímulo à leitura, à educação formal e informal são agregadores de saberes e valores que oportunizam o empoderamento das pessoas privadas de liberdade. A maioria cursou até a 5ª série do Ensino Fundamental e despertou para a educação durante o cumprimento da sua pena”, detalha.

MAIS LIDAS