Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Nos Horizontes do Mundo
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Provas do Enem 2020 serão em janeiro e fevereiro de 2021

Publicado 9/07/2020 às 12:55
Entrevista coletiva na sede do MEC, em Brasília. Foto: Naiara Demarco

Entrevista coletiva na sede do MEC, em Brasília  |  Foto: Naiara Demarco

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). As novas datas foram divulgadas pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, nesta quarta-feira, 8 de julho, em entrevista coletiva na sede do MEC, em Brasília, e por videoconferência.

Vogel afirmou que as novas datas foram definidas após vários diálogos com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior públicas e privadas. “Diante do cenário atual, buscamos uma solução técnica e encontramos uma data que melhor se adeque para a maioria dos participantes do Enem”, explicou.

Secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, em entrevista coletiva na sede do MEC, em Brasília Foto: Naiara Demarco

Secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, durante a coletiva  |  Foto: Naiara Demarco

Segundo Lopes, mais da metade dos inscritos que responderam à enquete antes da escolha da data, disponibilizada na última semana de junho, na Página do Participante, preferiu os meses de dezembro e janeiro. “A gente também está atendendo à necessidade desses alunos que votaram. Como dissemos desde o início, a enquete não seria o único parâmetro para a definição da data. Também ouvimos os secretários de Educação e demais representantes das entidades educacionais”, afirmou.

O presidente do Inep também destacou que a instituição está preparada para aplicar o exame em janeiro e que busca, junto ao Ministério da Economia, um aporte adicional de R$ 70 milhões para adequações de segurança contra o coronavírus. “Vamos tomar todas as medidas de segurança do ponto de vista sanitário para a aplicação da prova. Para isso, teremos de alugar novas salas e disponibilizar equipamentos de segurança, como máscaras e álcool em gel, o que gera um custo além do que foi planejado inicialmente. Porém, já estamos em contato com o Ministério da Economia e isso não será um problema para a realização da prova”, tranquilizou.

A coletiva de imprensa também contou, por videoconferência, com a participação de Cecília Motta, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Fred Amancio, secretário de Educação de Pernambuco e vice-presidente do Consed; e Rossieli Soares, secretário de Educação de São Paulo. Todos apoiaram a decisão do MEC e do Inep sobre as novas datas de aplicação do Enem 2020.

Cecília agradeceu o diálogo feito pelo MEC e o Inep com o Consed e ressaltou a importância de o Enem ser realizado no início do primeiro semestre de 2021. “Este é um ano que está sendo muito difícil e chegar a um consenso não é fácil. No entanto, a decisão agradou a todos nós, porque a gente não pode perder o primeiro semestre, que é muito importante, nem perder a organização do Prouni, do Sisu e do Fies. Então, o Consed unanimemente aprovou esta data e achou-a muito interessante para os alunos da rede pública”, concluiu a secretária.

Diálogo
De acordo com o Inep, foram analisados os cenários possíveis de realização do exame em conjunto com o MEC e entidades educacionais. Entre elas, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup).

MAIS LIDAS