Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

UFFS comemora novos conceitos de três cursos avaliados pelo Inep

Publicado 17/12/2020 às 09:06

Divulgação UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim encerra o ano de 2020 com novos índices de qualidade que comprovam, mais uma vez, sua crescente trajetória de excelência no ensino superior público. A boa notícia vem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou, nas últimas semanas, os Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) relativos ao ano de 2019.

No ano passado o Inep avaliou três cursos do Campus: Agronomia e Arquitetura e Urbanismo – que conquistaram o conceito 4, e Engenharia Ambiental, que obteve a nota 3. Os conceitos são aferidos conforme o desempenho dos estudantes no Enade, além de levar em conta o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o valor agregado pelo curso em comparação à nota do Enem. Assim, compara-se o conhecimento do estudante ao ingressar na universidade e ao encerrar sua graduação.

Para o diretor da UFFS Campus Erechim, professor Luís Fernando Correia da Silva, as notas dos CPCs materializam a qualidade das opções de graduação ofertadas pela universidade. Nossos cursos seguem entre os mais bem avaliados na Região Sul do país. Isso se torna ainda mais significativo tendo em vista o momento em que temos acesso à avaliação dos nossos cursos – diz o diretor, refletindo sobre o contexto atual diante dos males causados pelo novo coronavírus.

Sobre os cortes orçamentários que as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sofreram em 2019, Luís Fernando acredita que o impacto será mais saliente nos próximos anos. A avaliação realizada em 2019 reflete uma construção bastante anterior, que passa pela consolidação do corpo docente dos cursos, estruturação de laboratórios e de áreas experimentais e qualificação acadêmica das atividades ofertadas aos estudantes. Desse modo, o impacto dos sucessivos cortes orçamentários afetarão de modo mais significativo as novas turmas, visto que realizarão suas formações em um cenário de maior escassez de recursos.

O diretor do Campus Erechim ainda destaca que as novas notas dos cursos são positivas não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda a população regional.

– Os cursos de graduação ofertados pela UFFS – Campus Erechim vinculam-se fortemente com o perfil da região. São espaços formativos importantes, mas também contribuem com a região mediante a produção de conhecimento e também por meio da extensão universitária – finaliza Luís Fernando.

Para saber mais sobre os cursos ofertados pela UFFS, acesse www.uffs.edu.br.

MAIS LIDAS