Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Flash Back
Apresentação
J. Carlos Nicolai
Mensageiro Gaúcho
Amílton Drews

Leite defende suspender cogestão por uma semana no Rio Grande do Sul

Publicado 25/02/2021 às 03:22

Governador propõe adotar a medida a partir deste sábado no Estado | Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / CP

O governador Eduardo Leite se reúne, na tarde desta quinta-feira, com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para decidir o futuro da gestão compartilhada do Distanciamento Controlado. A proposta de Leite é que a cogestão seja suspensa por um período de uma semana, de sábado a domingo, e reavaliada caso seja necessário uma prorrogação. “Pode ser momento de centralizar a gestão. Quero ouvir os prefeitos, mas entendo que precisamos de um comando único. Não é que o governador queira passar por cima dos prefeitos, mas a situação que temos hoje impacta todos os gaúchos, mesmo nas regiões que não estejam em bandeira preta”, disse.

Na abertura da reunião, o governador voltou a insistir na formação de uma “unidade” para evitar qualquer desorientação nos protocolos a serem seguidos pela população gaúcha. Como exemplo, citou o governo federal no enfrentamento da pandemia. “Mesmo não permitindo espaço para desorientação, precisa de mais unidade. Nós não podemos repetir aqui no RS a falta de coordenação nacional. Precisamos puxar juntos na mesma direção e não uma ordem do governador que pode ser contestada”, afirmou.

Na semana passada, o Piratini já javia se reunido com a Famurs e decidido pela manutenção da cogestão, devido à pressão dos gestores municipais pela abertura na flexibilização de bandeira preta e vermelha. Após a decisão, Leite fez diversas manifestações públicas pedindo cautela e responsabilidade dos prefeitos frente a uma situação crítica que coloca a rede estadual de saúde beirando ao colapso, com mais de 90% dos leitos de UTIs ocupados.

Por CP

 

MAIS LIDAS