Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

1º Kerb Gastronômico de Erechim – a Oktoberfest Erechim 2023 levou mais de 12 mil pessoas ao Parque da ACCIE

Publicado 2/10/2023 às 05:06

O final de semana em Erechim, dias 30 de setembro e 1º de outubro, foi de festa alemã com as cores germânicas colorindo o Parque da ACCIE. Promovido pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), com apoio da Prefeitura de Erechim, o 1º Kerb Gastronômico de Erechim – a Oktoberfest Erechim 2023, foi um sucesso de resgate e valorização da cultura alemã, com gastronomia típica, muita alegria e diversão. Durante dois dias, mais de 12 mil pessoas passaram pelos pavilhões onde aconteciam os shows, as apresentações artísticas, o festival da cuca, da linguiça e das cervejas artesanais, o espaço kids e intervenção cênica, o Kerb da Terceira Idade e o Baile da Oktoberfest.

O Projeto Atrações Culturais do 1° Kerb Gastronômico de Erechim foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal – Ministério da Cultura, Governo Federal, e contou com o patrocínio das empresas Triel HT, Usitec, Brastelha, Cavaletti, Master, Wtec, Cercena e Ampla.

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial do 1° Kerb Gastronômico de Erechim foi realizada no início da tarde de sábado, 30, na presença de autoridades, convidados e imprensa. Presentes o Prefeito de Erechim, Paulo Polis; representando a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Deputado Estadual Paparico Bacchi; representando a Presidência do Poder Legislativo, o vereador Wallace Augusto Soares; representando a presidência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; representando o Comando do 13º BPM, Capitão Bernardo Rieder; a Rainha da Frinape 2022, Nathália Spagnol; a Princesa Alemã da Frinape 2022, Marina Muller Regla; a Princesa Italiana, Isadora Balestrin Cavaletti; representando a etnia alemã, Marlei Klein; secretários municipais, vereadores e representantes de entidades públicas e privadas.

Em seu pronunciamento, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, afirmou que inovar e fazer é um desafio. “Na nossa diretoria, optamos por fazer”, enalteceu. Falou da programação e dos atrativos do evento como trazer o grupo da melhor idade para o Kerb da Terceira Idade; as cervejas artesanais, que estavam precisando de um espaço para mostrar a qualidade dos seus produtos; o festival da Cuca e da Linguiça e o baile da Oktoberfest. “É uma alegria grande estar promovendo este evento: dois dias de festa em Erechim”, reforçou.

PARA O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO

Darlan afirmou que a ACCIE quer que o Kerb Gastronômico se torne fixo no calendário de eventos do município. “Estamos buscando dar um passo a mais, inovar, trazer as pessoas para o parque. Agora com este evento, adiante com o pessoal das bikes, das motos, enfim, a ACCIE está aberta para todos os tipos de eventos que possam ser realizados neste parque maravilhoso que poucas cidades têm”, enalteceu Darlan. Ele agradeceu a parceria da Prefeitura de Erechim e todas as entidades da área da segurança pública, assim como todas as organizações envolvidas no evento. “Juntos faremos muitos outros grandes eventos em nossa cidade”, finalizou.

O deputado Paparico Bacchi, representando a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, falou para o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, que ele estava lançando o mais profícuo evento das próximas décadas. Uma semente que será uma esplendorosa árvore, especialmente por estar homenageando uma das culturas mais organizadas e eficientes do mundo, que é a alemã, que ajudou a construir o Brasil e a Região do Alto Uruguai.

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, que representou o AMAU, falou que a região está unida e vem gerando grandes conquistas para todos o municípios. Parabenizou o presidente Darlan pelo evento e salientou que a região merece comemorar e vivenciar estes eventos como o 1º Kerb Gastronômico de Erechim.

O prefeito de Erechim Paulo Polis destacou a grande presença de representantes do Poder Executivo e Legislativo na solenidade de abertura. Lembrou que desde o lançamento da ideia do evento, já afirmava que o município seria parceiro. Falou de sua honra de estar presente naquele momento e destacou como é importante criar iniciativas para a alegria. “Um Kerb como este vem ao encontro de tudo que a gente sabe do tema da alegria, da amizade, de encontrar pessoas, de se divertir. Eu quero muito que este Kerb dê certo. E tenho certeza de que vai dar”, destacou Polis. Ele ainda declarou que a ACCIE é muito feliz quando decide pela maior utilização do seu Parque.

KERB ALEMÃO PARA A TERCEIRA IDADE

Logo após a abertura oficial, teve início o Kerb Alemão para a Terceira Idade, com a Banda Os Cometas, realizado em parceria com o Sesc, que reuniu um grande número grupos da melhor idade de toda a região. O baile foi até o entardecer.

Nos dois dias do evento, a população que foi até o parque contou com mateada com a erva-mate Rei Verde e as crianças puderam brincar muito nos brinquedos infláveis do Sesc. Para alegrar ainda mais a criançada, teve personagens infantis do Mundo Animal posando com os baixinhos. Também teve exposição de fuscas, derivados e antigos, com mais de 400 carros. A entrada no evento foi totalmente gratuita, assim como para participar de toda a programação.

Entre as atrações dos dois dias estavam apresentações de grupos de dança folclóricas, shows do Grupo Os Cinquentões, Banda Munique e Banda Long Play. Teve intervenções cênicas da Herta e o Baile da Oktoberfest, na noite de sábado, 30, com animação das Bandas Os Cometas e Stillus.

Durante todo o tempo teve uma intérprete de libras, audiodescrição dos ambientes, para acompanhar as atividades artísticas e culturais e também monitores para auxiliar na acomodação de pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Ao final do evento, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, afirmou que a entidade estava satisfeita com o evento, pois cumpriu com os objetivos e alcançou as metas propostas. Como primeira edição, reconhece que há pontos a serem melhorados, mas que todos fizeram o seu melhor. Agradeceu o empenho de toda a sua diretoria, equipes de trabalho e todos que se envolveram na construção deste evento que deverá ter novas edições no futuro. Darlan também agradeceu o apoio da Prefeitura de Erechim e das empresas que patrocinaram o Projeto Atrações Culturais do 1° Kerb Gastronômico de Erechim financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, do Ministério da Cultura, Governo Federal, assim como as apoiadoras.

SOCIAL

Além de encantar todos aqueles que passaram pelo  1º Kerb Gastronômico de Erechim, a ACCIE reforçou o lado social do evento. Isso porque foram distribuídas cucas para as crianças da Creche Recriando Vidas, fazendo a alegria das crianças e famílias.

MAIS LIDAS