Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

25 de Julho quase pronto

Publicado 2/10/2023 às 04:59

A maior intervenção dos 40 anos do Centro Cultural 25 de Julho segue em ritmo acelerado, com restauro e modernização para tornar as instalações mais adequadas com os tempos atuais. Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito Paulo Polis, a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti e a arquiteta responsável pela obra, Ariane Pedrotti, visitaram os espaços. A atual fase da obra é de instalação e modernização da parte elétrica e de sonorização.

Restauro e modernização

O Centro Cultural 25 de Julho é considerado um dos maiores teatros do interior do Rio Grande do Sul, com capacidade de 467 pessoas no auditório, sendo referência para artistas, grupos artísticos e culturais da região.

“A necessidade dessa obra foi constatada nos últimos espetáculos, já não tínhamos som, luzes e até mesmo instalações adequadas para segurança e conforto de todos. Agora, teremos uma casa de espetáculos histórica da nossa cidade, mas com todas tecnologias disponíveis no momento”, esclarece a secretária Carla Talgatti.

Ao todo a obra tem quatro fases: a primeira foi a parte de obra civil de reforma e restauro, com melhorias em toda parte hidráulica, sanitária, esgoto, pisos, paredes e complementação de elétrica. A segunda é a modernização de som e luz do auditório, com troca de todos equipamentos por um sistema moderno e automatizado, que pode ser controlado por computador e celular, luzes de LED, telões e sonorização com redução de ruídos e interferências. Além disso, também está contemplada na obra a parte de mobiliário dos camarins, com bancadas, espelhos e iluminação novos, espaços de arara e estares para cada camarim. A finalização será nos jardins externos devido a primeira obra para localizar e corrigir problemas nas tubulações de esgoto. O investimento é de mais de 1,5 milhão de reais. A previsão é que a obra seja entregue até o fim do mês de novembro.

O prefeito Paulo Polis, destacou que a entrega do novo Centro Cultural 25 de Julho atende uma necessidade da comunidade cultural e de toda sociedade. “A pandemia fez as pessoas perceberem e darem valor ao lazer e a cultura, então nossos artistas estão sendo cada vez mais prestigiados e nada mais justo, que terem um local adequado para isso, com tecnologia e conforto”, destacou o prefeito Polis.

MAIS LIDAS