330 milhões de reais já foram devolvidos a 500 mil aposentados e pensionistas vítimas das fraudes no INSS

Publicado 28/07/2025 às 08:06

Mais de 500 mil aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos durante as fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já foram ressarcidos pelo governo federal, de acordo com o presidente da autarquia, Gilberto Waller. Ao todo, o governo já repassou cerca de R$ 330 milhões para as vítimas.

Os pagamentos iniciaram na última quinta-feira (24). Os ressarcimentos são feitos em lotes diários até que todos os casos sejam concluídos. Eles seguem a ordem cronológica da adesão ao acordo, ou seja, aqueles que aderiram primeiro recebem antes.

Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades. O prazo para adesão vai até 14 de novembro, com possibilidade de extensão se for necessário, segundo o governo.

O acordo permite que os beneficiários do INSS que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça. Para isso, é necessário aceitar a proposta pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. A adesão é gratuita e não é preciso enviar documentos adicionais.

TAGS: EM FOCO

 

 

MAIS LIDAS