Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) aponta que 72% dos brasileiros consideram que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao impor o tarifaço ao Brasil alegando que há uma perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apenas 19% acham que a medida está correta e 9% não sabem ou não responderam.
De acordo com o levantamento, 79% dos entrevistados afirmaram que a taxa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano aos produtos brasileiros vai prejudicar as suas vidas e de seus familiares. Outros 17% acreditam que isso não ocorrerá e 4% não sabem ou não responderam.
Para 55% dos entrevistados, Lula provocou Trump ao criticá-lo durante o encontro do Brics no Rio de Jnaeiro. Outros 31% consideram que não houve provocação, enquanto 14% não souberam ou não responderam.
A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, foi realizada entre os dias 10 e 14 deste mês. O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios do País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.