Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com a equipe esportiva

Acampamento Farroupilha de Erechim tem dia de inclusão cultural

Publicado 16/09/2025 às 09:28

O Acampamento Farroupilha de Erechim segue em pleno andamento, reunindo o público para celebrar a cultura, a música, a dança e a gastronomia gaúcha. Nesta segunda-feira (15/09), a programação foi repleta de atividades culturais, tendo como ponto alto uma tarde encantadora e inclusiva para os deficientes visuais da Assixiacao de Deficientes Visuais de Erechim – ADEVE. O momento contou com audiodescrição, recurso de acessibilidade, demonstrando a crescente preocupação em garantir a participação plena de todas as pessoas.

Oficinas

Os estudantes da Escola Cristo Rei e integrantes do CTG Chaleira Preta, de Severiano de Almeida, viveram uma tarde de aprendizado com oficinas de apicultura ministrada pelo professor Bernardo da Universidade Federal da Fronteira Sul, também confecção do jogo cinco marias, ministrada pela professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Patrícia Weber e oficina de Guasqueiro, pelo instrutor Jean Bortolotti.

Já os membros da ADEVE tiveram uma imersão na cultura gaúcha de forma adaptada, participando de oficinas de indumentária, apicultura e culinária típica, com preparo de carreteiro. Essas atividades contaram com o uso de audiodescrição. Além disso, o uso do tato para sentir as diferentes texturas tornou a experiência ainda mais completa e enriquecedora.

“Hoje foi um dia muito interessante. Saímos daqui com muitos aprendizados, recebemos carinho e atenção. Com a audiodescrição, soubemos de detalhes que nem imaginávamos, como as flores no cabelo das prendas que aqui estavam. Isso é a legítima inclusão!”, avaliou a participante Jandira Ronemberg.

O que é audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite a pessoas com deficiência visual ou baixa visão acompanhar conteúdos visuais — como expressões faciais, cenários, figurinos e gestualidades — por meio de uma narração verbal que descreve o que está visível, mas não pode ser percebido apenas pelo áudio comum.

“Não se trata apenas de permitir que alguém ‘veja com os ouvidos’, mas de garantir que esses públicos se reconheçam como participantes reais, com direito ao pertencimento. Quando descrevemos os trajes, as expressões, o aspecto dos utensílios usados, tudo isso também valoriza a tradição, ao mostrar que ela é de todas as pessoas”, explicou a audiodescritora Sara Dassi, que atuou nas oficinas.

 

Inclusão em destaque

A presidente do Instituto Cultural Bota Amarela, Tatiana Santin, acompanhou o grupo durante o dia e ressaltou a importância de promover atividades inclusivas, destacando o impacto positivo da ação.

“Quando nos preparamos para receber deficientes visuais, com uma audiodescrição tão rica, isso nos engrandece. Pela experiência que eles nos relataram, reafirmamos o quanto a inclusão é importante. Estamos felizes e gratos, e temos certeza de que será a primeira de muitas vezes”, afirmou.

Programação

A programação da Semana Farroupilha segue até 21 de setembro, com atividades culturais todos os dias. O Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir José Sotoriva está localizado na Rua Josefina Dalla Rosa, bairro Boa Vista. O espaço conta com estacionamento gratuito, praça de alimentação, mateada e shows diários com personalidades tradicionalistas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Confira:

 

16/09 – Terça-feira

13h30: Oficina de contos e lendas gaúchas

14h30: Oficina de Indumentaria

15h30: Oficina de Charque e Carreteiro

21h: Show com JOCA MARTINS

17/09 – Quarta-feira

13h30: Oficinas Danças tradicionais

14h30: Oficina A Lenda do João de Barro e Cuidados com animais exóticos – URI

15h30: Oficina de Charque e Carreteiro

21h: Show musical com TCHÊ KAKARECO

 

18/09 – Quinta-feira

13h30: Oficina de Chula

14h: Oficina de contos e lendas gaúchas

14h30: Oficina de Guasqueiro

15h30: Oficina de Charque e Carreteiro

19h: Clubes Rotary de Erechim e os Monarcas promovem Novos Talentos no Acampamento Farroupilha de Erechim

21h: Show com o Grupo Os Veteranos

19/09 – Sexta-feira

13h30: Oficinas de Indumentaria para Entidades assistenciais

13h30: Oficina de Danças tradicionais para Terceira Idade

14h: Oficina de Chula para Entidades assistenciais

14h30: Show com Musical JN para Terceira Idade

15h: Oficina de Charque e Carreteiro para Entidades assistenciais

16h: Oficina de Charque e Carreteiro para Terceira Idade

19h – Espetáculo Teatral Fábulas do Sul – Grupo UEBA

21h: Show com Bagual e Meio

20/09 – Sábado

09h: Desfile Farroupilha Temático

16h: Apresentação da Invernada Juvenil do CTG Galpão Campeiro

19h: Clubes Rotary de Erechim e os Monarcas promovem Novos Talentos no Acampamento Farroupilha de Erechim

21h: Show musical com CANTILENA

21/09 – Domingo

09h: FESTIART Bota Amarela – Festival cultural para categorias iniciantes, pré-mirim, mirim e juvenil envolvendo diversas modalidades: chula, declamação, dança de salão, solista e gaita – CTG Galpão Campeiro

17h: Encerramento e extinção da chama

O projeto Acampamento Farroupilha 2025 foi aprovado no Edital Sedac nº 04/2025 LIC RS – Eventos Continuados e Temáticos do 2º semestre de 2025. Conta com o apoio da Prefeitura de Erechim – Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa. Patrocínio: Cassul, Cristalina e Master Supermercados. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Por: Assessoria de Imprensa – 19ª RT

MAIS LIDAS