Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Correspondente Ipiranga.
Rede Gaúcha SAT
Correspondente Ipiranga
Rede Gaúcha SAT
PUBLICIDADE

ACCIE se manifesta favorável ao retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul

Publicado 19/04/2021 às 11:25

Reprodução ACCIE

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), ciente da grave situação pela qual passa o setor educacional no Rio Grande do Sul, devido à pandemia, vem a público manifestar seu apoio ao retorno imediato das aulas presenciais no Estado. Entende que as restrições impostas pela bandeira preta do Programa de Distanciamento Controlado do Governo do RS têm sido duras demais com esse setor, o que poderá resultar no fechamento de inúmeras escolas, se não puderem retornar às aulas. A situação está se tornando insustentável para muitos estabelecimentos escolares, em todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Não há saúde financeira que aguente.

Todas as instituições de ensinos estão preparadas para seguir as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, observando decretos que definem as normas estabelecidas pelas secretarias da Saúde e da Educação, em conjunto ou separadamente, acerca das atividades presenciais de ensino, assim como dispõem de equipamentos de proteção individual necessários para garantir a segurança e integridade dos alunos e dos trabalhadores. E cada escola seguirá o seu respectivo Plano de Contingência, cabendo ao Estado e aos municípios a definição dos critérios de fiscalização das instalações das instituições de ensino sob sua responsabilidade. Por isso, haverá segurança nesse retorno.

Para as crianças, essa situação terá, no futuro, com certeza muitas consequências. O ano letivo de 2020 foi perdido e 2021 segue o mesmo caminho, se não houver um retorno em breve. É grande o prejuízo que a ausência de atividades educacionais e de cuidados presenciais às crianças pode causar ao seu desenvolvimento intelectual. É sabido, também, que muitas crianças estão com déficit nutricional, uma vez que, para muitas, era na escola que recebia a principal alimentação do dia. Ainda pode-se citar a questão de socialização, tão importante para nossas crianças e nossos jovens.

Por tudo isso, e por entendermos que lugar de criança é na escola, é que reforçamos e reiteramos a necessidade da volta às aulas presenciais no Rio Grande do Sul.

 

Fábio Vendruscolo,

Presidente da ACCIE.