Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo

Avicultura e suinocultura tem espaço para expansão em Erechim e região

Publicado 4/12/2023 às 05:40

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhando do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, do secretário adjunto Lindomar Kossmann e da secretária de Administração, Izabel Ribeiro, receberam na tarde desta segunda-feira (4), no Salão Nobre, representantes da Aurora Coop, que apresentaram um pouco da história, planejamento estratégico de expansão e espaços de expansão para produtores.

Possibilidades de expansão da avicultura

O gerente comercial da agropecuária Cooperalfa, Eudes Biavatti, acompanhou o técnico em Agropecuária, Dirceu Salini que falou sobre a Unidade de Abate de Aves de Erechim, que abate 117 mil frangos por dia, com plano de expansão para 170 mil.

Eles também apresentaram que em 2022, Erechim tinha 38 aviárias, tendo esse número reduzido para 34 neste ano. Além disso, em 2022, foram mais de 2.500 milhões de aves abatidas e um movimento econômico de mais de 36 milhões no município. Atualmente, a Aurora Coop estima que exista espaço de expansão para 50 galpões em Erechim e região.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, destacou que atualmente existe uma nova tecnologia e conforto aos animais. “O aumento da produção, pode representar aumento do retorno de ICMS pro município”, comentou.

Lei de Incentivo

O prefeito Paulo Polis, destacou que será preparada uma Lei de Incentivo, calibrada com a realidade do município. “Não é só o retorno financeiro que é importante, mas o retorno social. As coisas continuarem acontecendo no campo, nas famílias dos trabalhadores”, comentou o prefeito Polis, que ainda cobrou suporte para quem vai investir. “Vamos viabilizar o incentivo, em agregar valor nas propriedades. A grande força de Erechim é a diversificação, na indústria, comércio, agronegócio e agricultura familiar”, finalizou o prefeito Polis.

Expansão da suinocultura

Aproveitando a visita, o supervisor de Suinocultura da Aurora Coop, Fabrício Adriano Haubert, também trouxe a informação que a área da suinocultura também tem possibilidades de expansão.

MAIS LIDAS