O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso na manhã desta quarta-feira (4) pela Polícia Federal, em São Paulo. A ação integra a terceira fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras.
De acordo com a PF, a investigação aponta para a possível prática de crimes como ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, supostamente cometidos por uma organização criminosa. O inquérito também investiga a venda de títulos de crédito falsos que teriam sido emitidos no âmbito das operações do banco.
O nome da operação faz referência à suposta ausência de mecanismos eficazes de controle interno — conhecidos no mercado como “compliance” — para prevenir ilícitos como gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.
Outros alvos
Além de Vorcaro, o cunhado do banqueiro, Fabiano Zettel, também é alvo de mandado de prisão. Até a última atualização desta reportagem, ele não havia sido localizado.
Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em endereços nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
As investigações contam com o apoio técnico do Banco Central do Brasil, que auxilia na análise de operações financeiras e movimentações suspeitas.
Bloqueio de bens
A Justiça também determinou o afastamento de investigados de cargos públicos, além do sequestro e bloqueio de bens que podem chegar a R$ 22 bilhões. A medida busca interromper a movimentação de ativos vinculados ao grupo investigado e preservar valores que possam estar relacionados às práticas ilícitas apuradas.
A defesa de Daniel Vorcaro ainda não havia se manifestado até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para posicionamento.
Matéria em atualização.
Fonte: Jornal o Sul.