Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Bem Mulher – Dicas de como montar uma mesa de Natal perfeita

Publicado 18/12/2020 às 04:00

A nossa rotina mudou muito depois de nove meses de isolamento e quarentena. Dentro deste novo cenário, a ceia de Natal também será diferente. A confraternização será com poucas pessoas, mas, nem por isso, podemos deixar de preparar uma mesa maravilhosa e uma deliciosa ceia. Afinal, é uma festa que marca uma data de celebração e uma noite especial. Confira algumas dicas preciosas e econômicas de mesa posta para deixar seu Natal ainda mais incrível.

Simples e barato

Começando pela preparação da mesa, uma dica é usar uma toalha branca lisa e abusar nos acessórios para os arranjos. As cores que dominam a decoração nesta época são: vermelho, dourado e verde. Como são cores associadas à data, as nuances criam naturalmente o clima natalino que a celebração exige.

As estampas temáticas com figuras que representam o Natal são excelentes para guardanapos e acessórios menores; – As taças viradas de ponta cabeça funcionam muito bem como castiçais para velas; Para um charme extra: uma fita de cetim dando um laço no guardanapo e um raminho de alecrim dão um toque sofisticado e de natureza na decoração.

Uma proposta simples de decoração de mesa de jantar é o duo de cores vermelho e verde. Intercalar os guardanapos sobre os pratos, e nos arranjos centrais, usar vidros ou até copos com flores vermelhas. As poinsétias vermelhas (flor do Natal) podem ser usadas para decorar o porta guardanapo. Taças grandes e porta doces podem ser a base para enfeites com bolas e ramos verdes para o centro da mesa; Guardanapos verdes podem ser usados em forma de árvores de Natal sobre os pratos. E por fim, as velas dão um toque mais aconchegante à decoração.

Com frutas

A decoração da mesa de natal também pode ser composta por arranjos de frutas. A ideia de incluir frutas no centro da mesa, além de decorar, traz simbolismo de fartura e podem ser usadas como parte da sobremesa. Algumas frutas também podem ser usadas como parte do arranjo decorativo, juntando com um mix de cedrinhos, flores vermelhas e pinhas secas. Em meio ao arranjo, as frutas dão um toque lindo e sustentam a ideia do desejo de fartura. Fazer o recipiente com a própria fruta fica lindo e criativo. – Incorporar flores e ramos para decorar a mesa com as frutas.

Um mix de frutas e frios é ótimo para servir aos convidados. Uma ideia bacana são as frutas vermelhas como base para velas. Arranjos formados por maçãs vermelhas, morangos e cerejas com cedrinhos dão um charme especial e espetinhos e árvore de Natal com frutas diversas fica perfeito. Usar taças grandes ou porta doces, como base para decoração com frutas também vale e fica muito lindo. A ideia é aproveitar a diversidade de frutas da época e usar a imaginação!

Rústica

A decoração da mesa de Natal pode ser inspirada em uma proposta de mesa rústica. Para passar a ideia de rusticidade, várias ideias podem ser acrescentadas à decoração e todas ficam em perfeita harmonia. A base para a decoração rústica é usar a mesa de madeira sem toalha e apenas com um caminho de mesa com temática natalina na parte central, um pequeno presépio e vasos de barro, que servem para arranjos com galhos verdes ou até flores vermelhas.

Outra inspiração rústica é reaproveitar potes de vidro e decorá-los com sal grosso e velas. Intercalar as peças com potes decorados com sal, sementes vermelhas e folhas de cedrinho.  Arranjos verdes e pinhas secas no centro destacam a mesa de madeira; – Folhas de cedrinho podem formar lindos jogos americanos.

O que servir?

Depois de caprichar na decoração da mesa de Natal, é hora de escolher o cardápio:

Entrada: para seguir uma entrada mais refinada vale fazer entradinhas individuais, como as brusquettas. Se você não abre mão de uma mesa de entrada completa, monte uma tábua de frios com queijos, salame, presunto parma e outros. Se a escolha for pães e torradas, dê preferência a versões de mini pães, pois facilita os convidados a se servirem. As torradinhas também são perfeitas como acompanhamento. Uma boa opção é fazer patês de queijos e azeitona preta e antepastos, para servir com os pães e torradinhas, – Uma opção perfeita para colocar na mesa da entrada são castanhas e nozes, bem comuns dessa época do ano.

Jantar: como é um cardápio especial, vale dar uma atenção especial ao arroz e fazer um prato diferente, como o arroz à grega ou até mesmo uma opção de arroz salpicado, com lâminas de amêndoas, o que já dá um outro visual a essa comida tão tradicional. O Natal combina perfeitamente com uma farofa mais caprichada. Entre as ideias, vale experimentar a farofa com castanhas, bacon e abacaxi ou farofa crocante. Para as carnes, os clássicos como peru e o tender fazem bastante sucesso, mas também fica como opção fazer um pernil assado com molho de ervas, lombo recheado, filé mignon suíno recheado com abacaxi ou até mesmo uma opção mais leve, como um salmão com molho de maracujá.  Como o final do ano é quente, a salada não pode faltar no cardápio. Para a mesa de Natal, fica a ideia clássica do salpicão, ou uma versão mais leve de folhas verdes com parmesão fresco ralado e castanhas.

Sobremesa: é claro que não pode faltar na mesa de natal opções de sobremesas. E nessa lista surgem muitas ideias como: pavê, manjar, panetone recheado com sorvete, panacota, pudim de nozes, mousse de chocolate ou de morango, tortas e bolos de sorvete, bolos natalinos, e até mesmo as frutas usadas na decoração da mesa. Decore sua mesa, prepare a ceia no capricho e curta a noite de Natal com quem você mais ama!

por Neiva Liane Bresolin – Instagram @neivaliane – Facebook: /neivaliane.bs

MAIS LIDAS