Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo

Bem Mulher – Outubro Rosa: se ame, se conheça, se cuide, se toque

Publicado 19/10/2021 às 07:50

 

 

Quero aproveitar a coluna desse mês para ressaltar a importância de fazer o autoexame, conhecer nosso corpo, estar atenta a alterações que indiquem anormalidade e fazer os exames de rotina. Simples atitudes, por menores que pareçam, são essenciais para um diagnóstico precoce e que podem salvar nossa vida.

Então, no Outubro Rosa, te convido a se tocar, reforçando a importância da prevenção, seguindo um caminho que começa muito antes de qualquer sinal ou sintoma da doença. Esse cuidado deve acontecer ao longo do ano todo pois, com o diagnóstico precoce e a combinação de diferentes modalidades de tratamento, é possível obter cura em mais de 95% dos casos.

Autoexame

O autoexame é recomendado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Fazê-lo regularmente, além de aumentar o conhecimento sobre o próprio corpo, ajuda a identificar possíveis alterações nas mamas.

Exames de rotina

Um checkup periódico é importantíssimo para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. Dessa forma é possível identificar problemas de forma mais rápida, aumentando as chances de cura. Aqui não falo somente da mamografia ou da ecografia de mama, mas também de todos os exames de rotina, mesmo que não haja sintomas. Ao menos uma vez por ano faça rastreamento infeccioso, ultrassonografia pélvica e o papanicolau.

Outra dica importante que pode ajudar na prevenção do câncer e de várias outras doenças é ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar.

Se ame, se conheça, se cuide, se toque!

Prevenção é pra todas nós!

Amar a si mesma é essencial!

por Neiva Liane Bresolin – Instagram @neivaliane – Facebook: /neivaliane.bs

MAIS LIDAS