Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Don't Stop III
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

Bombeiros alertam para riscos de incêndios em lavouras

Publicado 13/01/2022 às 07:58

Créditos: Anderson Tozi

A quinta-feira será marcada pelo aumento da força do calor em todo o Estado, batendo marcas históricas para muitas regiões e superando os 40 graus. Ao mesmo tempo há um índice sem precedentes de baixa umidade relativa do ar. Ontem, por exemplo, Passo Fundo teve umidade de 10%. Este cenário, aliado a sequência de dias sem chuva, favorece a ocorrência de incêndios em lavouras e vegetação em geral.

Com isso os Bombeiros alertam para o risco e pedem cuidados redobrados dos produtores rurais e da população em geral, evitando gerar fontes de calor. Na região de Passo Fundo ao menos dois casos foram registrados ontem (12).

Em Carazinho os Bombeiros atenderam uma situação dentro do perímetro urbano, em um terreno, próximo de casas, onde a vegetação rasteira seca pegou fogo. Em Panambi os Bombeiros locais também atenderam fato semelhante.  No caso mais grave, na cidade de Gramado dos Loureiros, próximo a Três Palmeiras, um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura de milho, já castigada pela seca.

O fogo queimou boa parte da lavoura e foi combatido primeiro pelos agricultores, que com máquinas agrícolas agiram eliminando o milho seco que seria queimado, abrindo uma espécie de clareira na direção que as chamas tomavam.

Destaca-se que um cigarro ou até mesmo uma máquina em trabalho, com o calor atual, pode se transformar em fonte de calor e iniciar as chamas. O momento é de cautela.

infos RD Uirapuru

MAIS LIDAS