Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Candidatas ao título de Rainha da Frinape 2022 realizaram prova escrita

Publicado 11/07/2022 às 07:37

As candidatas do Concurso de Escolha da Rainha da Frinape 2022 participaram, no sábado, 9, da 2ª avaliação que irá definir quem será a Soberana da Feira Regional Industrial e Agropecuária de Erechim, que acontece de 10 a 20 de novembro, no Parque da ACCIE. A maior feira multissetorial do norte do estado do Rio Grande do Sul é uma promoção e realização da ACCIE e Prefeitura de Erechim.

Conforme regulamento, a prova escrita tem peso de 30% sobre o total das três notas que farão a somatória para o resultado final. A prova foi aplicada no Pólo de Cultura, das 8h às 12h. A prova constou de quatro questões dissertativas, abordando tópicos da História de Erechim e Região do Alto Uruguai Gaúcho, da história das Frinapes e da ACCIE. As questões foram baseadas nos conteúdos constantes no material de apoio disponibilizado, nos Livros “Erechim – Retratos do Passado Memórias do Presente” e “ACCIE: 100 anos de história”, e de outras fontes bibliográficas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os textos da Prova Escrita foram avaliados observando-se os seguintes critérios: Conteúdo – tema e argumentatividade: correspondência entre a proposta selecionada e o tema desenvolvido, organização e progressão das ideias, intencionalidade e intertextualidade, clareza e consistência crítica na expressão do ponto de vista, originalidade e autoria; Estrutura – organização do texto e dos parágrafos: organização do texto conforme tipologia solicitada, organização interna  dos parágrafos com progressão do sentido, coerência e coesão entre orações, períodos e parágrafos; Desempenho Linguístico – adequação vocabular conforme norma culta padrão ou linguagem solicitada, convenções ortográficas – acentuação, aspectos de concordância, regência e pontuação.

JURADAS

Os Jurados desta etapa foram: Professora Dra. Helena Confortin – Doutora em Letras; Professora Aida Fabro Mendes – Especialista em Língua Portuguesa e Literatura; Professora Márcia dos Santos Caron – Professora Licenciada em História e Mestre em História.

Antes do início da prova as candidatas sortearam um pseudônimo – entre nomes de flores –, registraram em uma ficha seus nomes com a representatividade de cada flor, colocaram em um envelope, lacraram e entregaram às fiscais, sem que estas tomassem conhecimento dos pseudônimos de cada uma. As provas foram identificadas somente com os pseudônimos, para evitar que também os jurados soubessem de quem eram as respostas.

AUDITORIA

Ao final da correção, por volta das 15h45min, as juradas entregaram a planilha com as notas, bem como as provas para o auditor do Concurso de Rainha da Frinape 2022, o Juiz Federal Joel Luis Borsuk. Ele também recebeu das responsáveis pela prova os envelopes lacrados com os nomes das candidatas e os pseudônimos, colocou-os no envelope, lacrou na presença das juradas, que também rubricaram o envelope, sendo que este ficou em poder do Magistrado. Este envelope somente será aberto no dia da terceira avaliação, o Desfile de Passarela, que acontece no dia 20 de agosto, no Ginásio de Eventos da URI Erechim.

Este momento também contou com a presença do presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, as coordenadoras da Comissão Social da Frinape 2022, Deunice Pezzin Fiebig e Denise Sponchiado.