A rádio que toca você!
Don't Stop
Apresentação
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

Com 22.704 CNPJs ativos, Erechim se consolida como força econômica

Publicado 22/01/2026 às 10:39

Com 22.704 CNPJs ativos, Erechim se consolida como força econômica

compartilhe

Com 22.704 CNPJs ativos, Erechim se consolida como força econômica

Erechim reafirma sua posição como um dos polos econômicos mais dinâmicos do norte do Rio Grande do Sul. Dados da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDE SIM), acompanhados pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, demonstram um cenário de crescimento e confiança no ambiente de negócios do município ao longo de 2025.

Empresas

Considerando Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), os números do ano de 2025 são:

3.454 novos CNPJs abertos
2.022 CNPJs encerrados
1.432 saldo positivo CNPJs

Atualmente, o município conta com 22.704 CNPJs ativos, sendo 12.171 empresas e 10.531 MEIs, números que reforçam o protagonismo dos pequenos negócios na economia erechinense.

Geração de empregos

O crescimento empresarial também se reflete no mercado de trabalho. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Erechim registrou saldo positivo de 2.555 empregos formais entre janeiro e novembro de 2025, resultado direto da expansão econômica e da confiança dos empreendedores no município.

Para o prefeito Paulo Polis, os números são reflexo de uma estratégia baseada em planejamento, parcerias e investimentos estruturantes. “Esse desempenho econômico é resultado de um trabalho conjunto entre o Poder Público e a Iniciativa Privada. A Prefeitura tem atuado para investir em infraestrutura, destravar burocracias e criar um ambiente favorável a quem quer empreender e investir em Erechim. Um exemplo claro disso é o avanço na construção civil, com 1.113 projetos aprovados em 2025, impulsionando a economia e gerando oportunidades”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, ressalta que o crescimento é sustentado por políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedor e à inovação. “Temos atuado fortemente no apoio à infraestrutura, na qualificação profissional e em iniciativas que facilitam a vida de quem empreende. Estruturas como a Sala do Empreendedor e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) são fundamentais para orientar, apoiar e incentivar novos negócios, além de fortalecer empresas já existentes”, afirmou.

Foto: Arquivo Comunicação PME

MAIS LIDAS