Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Confira dicas para a realização do Enem, que começa neste domingo

Publicado 15/01/2021 às 01:42

Cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Neste domingo (17), cerca de 5,8 milhões de estudantes devem fazer a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. Em um ano de pandemia de coronavírus, com aulas presenciais suspensas, estudantes e professores tiveram que se adaptar. Muitos enfrentaram problemas de infraestrutura, internet de baixa qualidade ou mesmo ausência de conexão, entre outras questões.

Os participantes devem estar atentos às regras do Enem e seguir as medidas de segurança para evitar o contágio pela Covid-19. Confira cinco dicas para quem vai fazer o exame:

Separar o que levar no dia da prova 

Para participar do Enem, é obrigatório levar documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e máscara de proteção facial. Sem esses itens não será possível fazer a prova. A dica da professora de língua portuguesa Letícia Cintra é que, com antecedência, os participantes separem o que vão levar no dia do exame. “O que a gente conseguiu estudar, nós já estudamos. A partir de agora, é organizar a caneta, máscara, o álcool em gel. Olhar o seu Cartão de Confirmação da Inscrição para ver onde vai fazer a prova, para não deixar para a última hora”, recomenda a educadora.

Cuidar da própria saúde 

Na reta final, é importante cuidar da própria saúde física e mental para ter energia no dia do exame, de acordo com um curso pré-vestibular. “Sabemos o quão difícil este momento de quarentena pode estar sendo. Dificuldades para estudar, para manter os pensamentos leves ou até mesmo para se concentrar em coisas simples. Não se culpe por isso! O que está acontecendo agora, no Brasil e no mundo, é muito maior do que qualquer esforço que a gente faça”, diz cartilha divulgada pelo curso. “Tão importante quanto manter uma rotina de estudos é manter uma rotina de cuidados. Busque ao máximo dormir oito horas por dia. Além disso, tente entender os seus sentimentos, dar nome ao que você sente, expressar isso de alguma forma: escrevendo, cantando, dançando, chorando… Se permita sentir!”, acrescenta o material.

Revisar o conteúdo 

Às vésperas do exame, o momento é de revisar o que foi aprendido até aqui. Para o professor e sócio-diretor da Evolucional, startup de educação que oferece simulados e estudos de desempenho para escolas de todo o País, Vinícius Freaza, o Enem deve seguir a tendência de anos anteriores, já que as questões são escolhidas a partir de um banco de itens elaborados ao longo dos anos. “Seguramente, teremos questões produzidas este ano, deve aparecer alguma coisa de pandemia, mas o grosso continua seguindo tendência de anos anteriores”, diz ele. A recomendação, então, para a reta final é que os estudantes refaçam as provas antigas e que saibam os assuntos mais recorrentes em cada uma das áreas avaliadas no Enem.

Na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é possível acessar as edições anteriores das provas e os gabaritos.

Aprender por vias alternativas 

É possível também buscar revisar os conteúdos e ficar a par de atualidades por meio de vídeos, de podcasts e outras ferramentas. As redes sociais também podem ajudar, desde que sejam consultados conteúdos confiáveis, por exemplo, de cursinhos reconhecidos ou de órgãos oficiais.

Enem 2020

Adiado por causa da pandemia, o Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma versão digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Por O Sul

MAIS LIDAS