Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com Francisco Basso Dias e equipe esportiva

Confira dicas para negociar o valor do aluguel após o forte aumento do índice que reajusta os contratos

Publicado 8/01/2021 às 08:41

Este ano começou com susto e necessidade de negociar o valor do aluguel para milhões de inquilinos no País. O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), usado como principal indicador para o reajuste, fechou 2020 em 23,14%, maior alta desde 2002.

Ou seja, um contrato de aluguel no valor de R$ 2 mil com aniversário neste mês e reajuste pelo IGP-M passaria para R$ 2.462,80. Já o IPCA, índice que mede a inflação oficial do País, ficou em 4,31% no acumulado de 12 meses até novembro.

Essa diferença entre os dois índices ocorre porque o IGP-M, calculado pela Fundação Getulio Vargas, está sofrendo impacto da disparada do dólar e dos preços das commodities, como a soja e o minério de ferro.

No ano passado, com a pandemia de coronavírus, muitos inquilinos conseguiram descontos no preço do aluguel devido à queda na renda e ao desemprego. Com a situação ainda incerta e a disparada do IGP-M, a recomendação é negociar o reajuste neste ano.

No ano passado, com a pandemia de coronavírus, muitos inquilinos conseguiram descontos no preço do aluguel. Foto: Divulgação

Há vários fatores que podem influenciar na decisão do proprietário de conceder um reajuste menor, como o inquilino ser um bom pagador, ter a pretensão de ficar no imóvel por um longo tempo, conservar bem o imóvel, ser um bom morador e respeitar as regras do condomínio.

Além disso, não é bom negócio para o proprietário ficar com o imóvel vazio, tendo que pagar IPTU e condomínio todos os meses. Quem não está disposto a negociar o novo valor do aluguel pode até acabar perdendo o inquilino, pois a oferta de imóveis vagos está maior do que no ano passado.

Dicas para negociar o aluguel:

  • Compare o valor do seu aluguel com o de imóveis vizinhos
  • Reúna documentos que comprovem sua redução de renda
  • Reforce que você é um bom pagador e cuida do imóvel
  • Converse com a imobiliária sobre descontos para pagamento adiantado
  • Apresente outros indexadores para reajuste do aluguel ao proprietário
  • Sugira um valor de aluguel justo que possa pagar em dia
  • Mostre como pretende pagar o aluguel proposto em dia por, pelo menos, um ano

Por O Sul

MAIS LIDAS